Este inspirado CD duplo junta o veterano vibrafonista ao baixista alemão Dieter Ilg e a legenda do saxofone , que à época estava com 85 anos,Charlie Mariano. Este disco vem a ser uma das últimas gravações de Mariano, que veio a falecer em junho de 2009. O programa é devotado inteiramente a peças de John Coltrane e outras associadas a este titã do saxofone tenor. “Crescent” apresenta algumas interações mágicas entre astutos e antigos jazzistas em luminosas apresentações de “Mr. Syms” e “Wise One”, versões magníficas de “Like Someone in Love” e “Nancy With the Laughing Face” e excitantes tomadas em “Ole”, “Miles’ Mode” e “Giant Steps”, sendo que a última é mostrada em comovente tempo médio ressaltado pela animada pegada do baixo de Ilg.
A pungente entonação de Mariano no sax alto é ágil ,circulando livremente e pleno de sons surpreendentes, enquanto a sessão completa trabalha com autoridade e um sentimento de tempo sem falha da consistente entonação do baixo de Ilg. O portentoso trio passsa para uma versão suingante de “Bye Bye Blackbird”, que está plena de uma viva ação de chamadas e respostas e influências de blues nos solos. Mainieri e Mariano unem-se para dois pungentes e tocantes duetos em “Naima” e “America the Beautiful”.
Mainieri, um pioneiro do fusion com Jeremy & the Satyrs, White Elephant e posteriormente Steps Ahead, abraça estas músicas ligadas a Trane e sublimes standards como “What’s New?”, “Body and Soul” e “I Love You” com alma contida e toque aveludado.Como Trane e Mainieri, este lançamento é de primeira classe e convidativo, e, ainda, repleto de desafios improvisacionais.
Faixas: Mr. Syms; Like Someone In Love; I Love You; Wise One; Nancy; Ole; Naima; Crescent; Bye Bye Blackbird; Miles' Mode; What's New; Giant Steps; Body And Soul; America.
Fonte : JazzTimes /Bill Milkowski
Nenhum comentário:
Postar um comentário