playlist Music

domingo, 16 de janeiro de 2011

SFJAZZ Collective - Live 2010: 7th Annual Concert Tour ( SFJAZZ [2010])



A despeito do formato que vier, por definição, já batido, o SFJAZZ Collective tem trabalhado para desafiar a previsibilidade esperada, lançando um novo disco, que ano após ano homenageia de forma moderna uma figura icônica do jazz. A cada ano desde 2004, os membros do Collective selecionam músicas da discografia de um músico , criando arranjos com respeito e saudável dose de irreverência, adicionando uma música original com a intenção de buscar se inserir no contexto musical do artista escolhido. Em 2010 o pianista/líder Horace Silver foi o selecionado para preencher três discos com dezesseis faixas, escolhidas de performances ao vivo nos Estados Unidos e Europa, para o lançamento de “Live 2010: 7th Annual Concert Tour”. Isto demonstra que músicas de décadas atrás não necessariamente perdem sua contemporaneidade, pelo menos em mãos de um grupo com conhecimento enciclopédico da tradição, mas apenas versados na fundação do jazz como algo vivo , pulsante e que avança.


Assim, o arranjo do baixista Matt Penman para "Sister Sadie" do disco “Blowin' the Blues Away (Blue Note, 1959)”, traz uma completa renovação para a melancólica melodia do pianista, que é encoberta por uma rede de contrapontos polirítmicos, com a destreza do solo do saxofonista alto Miguel Zenón atuando sobre um extraordinário amálgama hip hop , liderando antes de uma feérica reiteração temática do trompetista Avishai Cohen, igualmente incendiária, suportada com dinâmica energia por Penman, pelo baterista Eric Harland e pelo pianista Edward Simon.O próprio trabalho de Simon, como “Poesia (CamJazz)” de 2009 tende a inclinar-se para o mais brilhante toque do pianista e lirismo cerebral, mas aqui ele prova está confortável em terreno mais agressivo. Seu poderoso arranjo para "Song for My Father" mesclado em um ritmo sincopado 7/4 afro-cubano , onde junto com o solo de Zenón dentro do nexo de considerável intelecto e livre abandono.


Excetuando a ausência de Harris no “ Live 2009”, os dois anos anteriores têm visto um constante Collective,entretanto Zenón é o único membro desde a edição de 2004, que fez sua primeira excursão. Com a saída do trompetista Dave Douglas,do saxofonista tenor Joe Lovano e da pianista original Renee Rosnes, substituídos por Cohen, Mark Turner e Simon, respectivamente , o que mais chama a atenção é que , apesar das mudanças individuais, o mandato do SFJAZZ Collective tem dado a personalidade que empresta-lhe uma distinta compleição.


A música original "Harlandia", com uma complicada vibração do meio oeste , seguindo o solo introdutório de Cohen, que relembra "Itsbynne Reel" do falecido Michael Brecker do álbum “Don't Try This at Home (Impulse!, 1988)”, demonstra como tão longe vão emergentes compositores como Harland em poucos anos ,enquanto "More Than Meets the Ear" de Robin Eubanks continua o firme trombonista a explorar a paisagem pós M-Base. Mas não importando o significado das predileções pessoais , eles sempre buscam impregnar-se do espírito do SFAJAZZ Collective para honrar o artista escolhido. Tão definido como representante do moderno mainstream pode ser,” Live 2010: 7th Annual Concert Tour” honra a tríade do hard bop, soul jazz e baladas líricas que define Silver, e continua a fazer para legendas , que ainda estão , reconhecidamente, conosco.


Faixas: CD1: Cape Verdean Blues; Lonely Woman; More Than Meets the Ear; Collective Presence; Harlandia. CD2: Suite for Ward Martin Tavares; The Devil in the Details; Sister Sadie; Peace; Triple Threat; Song for My Father. CD3: Señor Blues; The Lady from Johannesburg; The Mystery of Water; Brotherhood II; Baghdad Blues.


Músicos: Miguel Zenón: saxofone alto ; Mark Turner: saxofone tenor; Avishai Cohen: trompete; Robin Eubanks: trombone; Stefon Harris: vibrafone; Edward Simon: piano; Matt Penman: baixo; Eric Harland: bateria


Fonte : All About Jazz / John Kelman


Nenhum comentário: