Inspirado pela admiração e desafio para contribuir com as futuras condições de saúde das suas duas filhas, o pianista panamenho Danilo Pérez apresenta uma suíte em onze faixas de músicas globalmente conscientes, fundindo elementos do jazz, música clássica e música tradicional latino-americana. "Providencia", a estreia de Pérez pela Mack Avenue Records, é um projeto ambicioso, incorporando seus antigos companheiros de trio, o baixista Ben Street e o baterista Adam Cruz com um eclético elenco de músicos convidados. O resultado é um gênero desafiante incursioando dentro de composições altamente estruturadas salientadas por intensa improvisação.
A mistura sem emendas de estilos é evidente na longa abertura "Daniela's Chronicles", uma peça escrita para a filha mais velha de Pérez que avança através de cinco alegres movimentos. Com uma tendência controlada de intensidade rítmica, Pérez lidera sua banda com pleno controle do piano. O saxofonista alto Rudresh Mahanthappa traz rajadas de energia em "Galactic Panama", agitando as linhas dos solo atrás e adiante com Pérez sobre uma insaciável pegada de inspiração latina, acrescida pelos percussionistas Jamey Haddad e Ernesto Diaz. Mahanthappa aparece próximo ao fim do disco em "The Maze" um dueto com Pérez em duas partes. Aqui, o saxofonista é capaz de harmonizar uma agitação dissonante com aragem lírica.
A vocalista portuguesa, residente em Nova York, Sara Serpa, especializada em vocalizações sem palavras,exibe a força melódica da composição de Pérez. Ela navega sem esforço através do desafiante tema da faixa título. Uma das mais encantadoras faixas do disco, Pérez torna favorável a repetição melódica para aplicar calculada barragem à sua capacidade pianística. Outro momento marcante da sessão é a terna balada "Irremediablemente Solo" composta pelo panamenho Avelino Muñoz. A música apresenta o trio com o baixista Street elevando o tom meditativo com convicção.
Como um organizador do Festival Anual de Jazz do Panamá e da Fundação Danilo Pérez, uma organização que oferece oportunidades musicais e culturais para jovens carentes, Pérez veio a ser um embaixador musical para seu país. A homenagem ao Panamá é evidente em "Providencia", especialmente nas duas partes de "Bridge of Life" orquestrada para um quinteto de sopros e trio. O título refere-se ao papel do Panamá com uma ponte de terra entre a América do Norte e do Sul. Com este disco, Pérez progride na criação de uma ponte musical entre o intricado e o visceral, convidando todos os ouvintes interessados em ir além dos sons estabelecidos.
Faixas: Daniela's Chronicles; Galactic Panama; Historia De Un Amor; Bridge of Life, Part I; Providencia; Irremediablemente Solo; The Oracle; Bridge of Life, Part II; The Maze: The Beginning; Cobilla; The Maze: The End.
Músicos: Danilo Pérez: piano; Ben Street: baixo; Adam Cruz: bateria, Steel Pans; Rudresh Mahanthappa: saxofone alto; Jamey Haddad: percussão; Ernesto Diaz: congas; Sara Serpa: vocal; Matt Marvuglio: flauta; Barbara Laffitte: oboé; Amparo Edo Biol: french horn; Margaret Phillips: oboé; Jose Benito Meza Torres: clarinete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário