playlist Music

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

DANILO REA - A TRIBUTE TO FABRIZIO DE ANDRÉ (ACT Music [2010])



Danilo Rea é um dos mais finos pianistas italianos de jazz. Um instrumentista belamente lírico com toque preciso e delicado. Em “ A Tribute To Fabrizio De André” ele cria seu próprio memorial para o trabalho de seu colega italiano, o cantor e compositor que faleceu em 1999 com apenas 58 anos de idade.


De André era extremamente popular e , às vezes, uma figura controversa na Itália. Entretanto, seu trabalho esteve , essencialmente, enraizado no idioma popular contemporâneo. De André frequentemente atuou com grupos grandes, e também gravou com integrantes do rock progressivo italiano como Premiata Forneria Marconi (PFM). As letras de De André e o estilo vocal , reminiscente do belga Jacques Brel ou do inglês Jake Thackray, criou um fantástico senso narrativo em suas canções. Rea só tem a música para trabalhar, mas suas interpretações são lindamente observadas e comunica as emoções e imagens das estórias de De André.


"Bocca de Rosa", que abre o álbum, tem um sentimento distintamente clássico na melodia e na performance de Rea. Entretanto, é a sensibilidade jazzística de Rea que prevalece, conforme exemplificado em sua versão de "Il Pescatore" de De André com suas contorções rítmicas livres e voltas que são tecidas na linha da melodia e em "Carlo Martello", que se move da melodia original para passagens simples e percussivas com um sentimento de improvisação livre. "Girotondo" inicia com uma simples introdução em estilo popular, antes de Rea entrar em área mais complexa, exposta, do território do jazz.


As composições de Rea são comoventes. "Oona" é uma balada deliciosamente melódica, que segue na direção de "Caro Amore" de Joaquin Rodrigo Vidre. "Highlands"é mais sombria e contemplativa, que evoca o espaço e a solidão aludidos em seu título.


A qualidade sonora em “A Tribute To Fabrizio De André”, gravado em Schloss Elmau , Alemanha, é soberba . Cada nota que Rea emite é puro cristal e ressonante. A performance de Rea combina excelência técnica e forte conexão emocional com as músicas e demonstra a força das suas composições, bem como as De André. “A Tribute To Fabrizio De André” é uma memorável gravação e um dos mais belos discos de piano solo para encantar o mundo do jazz por algum tempo.


Faixas: Bocca di Rosa; Oona/Caro Amore; Il Pescatore; Ave Maria; La Ballata dell'amore Cieco; La Stagione del Tuo Amore; Girotondo; La Canzone di Marinella; Highlands; Carlo Martello; Valzer per un Amore.


Fonte : All About Jazz / Bruce Lindsay


Nenhum comentário: