Trabalhos de Dave Holland com outros nunca falham em apresentar surpresas.
Recordando seu interesse em música country com Vassar Clements , Norman Blake e John Hartford, “ Hands” leva Holand a direção completamente diferente. O baixista imerge na companhia de três estupendos guitarristas flamenco e dois percussionistas no cajón. “Hands” sugere que Holland está em casa , seu toque no baixo é reconhecível a despeito das diferentes cadências, arranjos e sentimentos alternativos de uma música mais clássica e , ainda assim, jazzística. Apenas exibe-o solar com o acompanhamento da guitarra na rumba “El Ritmo Me Lleva”, ou na hipnótica alegria de uma pequena faixa, ou ainda na espirituosa vivacidade de cada canção como um veículo perfeito para o potente e articulado toque do baixo de Holland. Do começo ao fim o ouvinte é envolvido por uma produção que coloca o baixista não só na liderança da música como no colo dos outros instrumentistas.
O principal colaborador de Holland é o guitarrista Pepe Habichuela, nativo de Granada e de origem cigana. Uma vez mais seus caminhos se cruzam , e eles começam a improvisar informalmente, com Holland incrustado em um ambiente flamenco. Uma coisa conduz a outra, e a estória é contada uma vez mais como jazz e, neste caso, a música flamenca tem todo espaço para evoluir, dos ritmos espirituosos a fóruns de virtuosismo e solos com amor pela tradição, melodia e improvisação.
Faixas: Hands (Fandango De Huelva); Subi La Cuesta (Tangos); Camaron (Taranta); The Whirling Dervish; Yesqueros (Media Granaina); El Ritmo Me Lleva (Rumba); Bailaor (Seguiriya Cabal); Joyride; Puente Quebrao (Buleria); My Friend Dave (Solea).
Músicos: Dave Holland: baixo; Pepe Habichuela: guitarra; Josemi Carmona: guitarra; Carlos Carmona: guitarra; Israel Porrina (Piraña): cajón e percussão;Juan Carmona: cajón e percussão.
Cotação : **** ½ (Muito Bom)
Fonte: Downbeat / John Ephland
Nenhum comentário:
Postar um comentário