O guitarrista Dave Stryker é um dos mais prolíficos talentos no jazz com quase quase duas dúzias de lançamentos como líder e trabalhos com artistas como Stanley Turrentine e Jack McDuff. Seu estilo único tem angariado numerosos prêmios de prestígio. Não menos produtivo é o seu co-líder de longa data, o saxofonista Steve Slagle, que tem liderado suas bandas por vinte anos e tocado com um altamente impressivo time , incluindo Carla Bley, Steve Kuhn e Joe Lovano. Tendo trabalhado juntos na década passada , The Stryker/Slagle Band incorpora a experiência coletiva e o talento em “Keeper”, um fino e diverso conjunto de composições originais.
A faixa título de Stryker abre o trabalho com um estimulante sentimento R&B e uma contagiante frase melódica repetitiva. A atuação fluída de Slagle é complementada pela estruturada , mas fluente guitarra de Stryker , tipicamente pairando próximo aos registros mais baixos, enquanto o baterista Victor Lewis, outro antigo colaborador de Stryker, põe a peça para frente com seu expressivo ritmo. "Bailout" de Slagle tem orientação blueseira , mas mudanças matizadas do tempo e notas tortas dá bastante dissonância para aumentar sua curiosidade, com Stryker juntando-se a Slagle em uma deliciosa improvisação que não se espraia muito longe da melodia. O quarteto sem piano então ataca "Ruby My Dear" de Thelonious Monk, dando-lhe uma leitura comovente que exibe a textura clara de Slagle e o complementar amálgama de acordes melodiosos e notas cristalinas de Stryke.
O virtuoso baixista Jay Anderson, outro antigo colaborador, vem à frente ou no centro como âncora em "Bryce's Peace" um comovente agredecimento ao falecido pai de Stryker, cujo desenho ilustra a capa do CD. A balada em tempo lento segue encantadoramente em "Blue State", que é , apropriadamente a faixa mais influenciada pelo blues em “Keeper” e ótima plataforma para o emocionante sax alto de Slagle e o toque , de certa forma influenciado pelo gospel, reminiscente de Otis Rush. Slagle passa, então, para o soprano pela primeira vez em "Gold Dust", uma atraente composição que , também, apresenta Stryker ao violão. Ambos oferecem solos complexos, mascarado pela completa atmosfera tranquila.
“Keeper” encerra com a composição de Slagle, com influência latina, "Good 4 U" adicionando ainda outra dimensão estilística para o trabalho e permitindo a Slagle alcançar o passado dos seus trabalhos iniciais com Machito e Ray Barretto. A faixa possibilita uma oportunidade para o solo de Lewis, que exibe seu inovativo e rítmico estilo em diversos pontos da música.
“Keeper” é o quinto trabalho da The Stryker/Slagle Band, um grupo multi-talentoso que não é só jovial , mas mostra com os sucessivos lançamentos que não está disposto a descansar sobre seus inventivos lauréis . Stryker e Slagle continuam a crescer musicalmente, independentemente dos seus colaboradores , e têm a aptidão para se cercar de seções rítmicas de classe internacional que tocam com vigor, enquanto contribuem para a completa energia do grupo.
Faixas: Keeper; Bailout; Ruby My Dear; Came To Believe; Bryce's Peace; Blue State; Sister; Gold Dust; Convergence; Good 4 U.
Músicos: Dave Stryker: guitarra, violão; Steve Slagle: saxofones alto e soprano ; Jay Anderson: baixo; Victor Lewis: bateria.
Fonte : All About Jazz / Karl Ackermann
Nenhum comentário:
Postar um comentário