playlist Music

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

TOOTS THIELEMANS – EUROPEAN QUARTET LIVE (Challenge Records [2010])



A educação musical de Jean "Toots" Thielemans começou cedo. Ele começou a tocar acordeón com três anos, porém sua habilidade com a gaita trouxe-lhe fama internacional, e esta está presente neste “European Quartet Live”, apresentando músicas bem conhecidas, retiradas de concertos realizados em 2006, 2007 e 2008. É o segundo disco ao vivo lançado em 2010 após “ The Live Takes, Volume 1 (In + Out Records)”, que foi gravado nos anos 90 e com um grupo diferente, que inclui , também, versões das três primeiras faixas apresentadas em “European Quartet Live”.


Thielemans estava chegando à metade dos seus oitenta anos quando atuou nestes concertos, mas a precisão e sua entonação poderia ser aquela de muitos músicos mais jovens. Este é um album que tem uma confortável familiaridade : um trabalho descontraído que poderia ser gravado em um pequeno clube ou mesmo em uma festa privada para amigos, em vez de em uma série de salas de concertos. Seus companheiros de banda dão a Thielemans um solidário suporte , resultado, ao menos em parte , da longa associação musical. O baterista Hans van Oosterhout é particularmente notável, providenciando sutis e inventivos ritmos que são sempre interessantes , mas nunca inoportunos.


Em sua maior parte, as músicas exibidas são familiars e os arranjos da banda são correntes, belamente executados , porém sem surpresas. As canções são ideais para o animado e romântico estilo de Thielemans,porém seu toque está especialmente condizente com o do seu contemporâneo belga, Jacques Brel, autor de “Ne Me Quitte Pas" e do standard do grande repertório norte-americano de Joseph Kosma e Jacques Prevert, "Les Feuilles Mortes", também conhecido como "Autumn Leaves" onde o gaitista encerra com um ou dois compassos antenados na “La Marseillaise".


A versão do quarteto para o tema de John Barry composta para trilha sonora do filme “Midnight Cowboy (1969)”, onde Thielemans também tocou, apresenta um excelente solo de baixo de Hein Van de Geyn, enquanto na composição de Thielemans, "Bluesette", o gaitista adota uma entonação similar ao acordeón . "'Round Midnight " de Thelonious Monk e "Summertime" de George Gershwin são tratadas imaginativamente pelo quarteto. "Summertime" ganha um pegada mais lenta, um arranjo suingante , abrindo com uma passagem similar a "All Blues" de Miles Davis, com Thielemans e o pianista Karel Boehlee apresentando solos afirmativos. Thielemans atua em "Round Midnight" desacompanhado , e é uma inspirada interpretação deste clássico, exibindo sua constante destreza para tocar com empatia e emoção.


Os locais onde “European Quartet Live” foi gravado não foram identificados, mas as plateias dão à banda entusiástica boas-vindas, com se estivessem cumprimentando velhos amigos.Em troca, Thielemans e seus companheiros de banda oferecem o que a audiência espera: canções clássicas interpretadas com entusiasmo e fervor.


Faixas: I Loves You Porgy; Summertime; Começar De Novo; The Days Of Wine And Roses; Circle of Smile; 'Round Midnight; Les Feuilles Mortes; Theme From Midnight Cowboy; On Green Dolphin Street; Ne Me Quitte Pas; Bluesette; For My Lady.


Músicos: Toots Thielemens: gaita; Karel Boehlee: piano, sintetizador; Hein Van de Geyn: baixo; Hans van Oosterhout: bateria.


Fonte : All About Jazz / Bruce Lindsay


Nenhum comentário: