playlist Music

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

YOLANDA DUKE WITH THE TITO PUENTE ORCHESTRA – MANY MOODS





No auge da era das big bands latinas, os incontestáveis titãs, conhecidos como “The Big Three”, providenciavam os sons mais inspiradores já ouvidos deste lado de Havana. Machito, Tito Rodríguez e Tito Puente deixaram sua marca ao criar um novo território musical . Por muito tempo a mais divertida banda foi a de Tito Puentes. As eras musicais vieram e foram, e Puente permaneceu no topo até seu falecimento em 2000. Sua colaboração com muitas vocalistas através dos anos provou que ele poderia manter sua asinatura e personalidade carismática, enquanto providenciava seu competente acompanhamento para algumas das grandes vocalistas latinas de Celia Cruz a La Lupe.

Em “Many Moods”, a vocalista dominicana Yolanda Duke, que cantou com Puente durante o meado dos anos 1990, reuniu muitos membros da legendária e poderosa big band. Juntos eles apresentam competentemente uma mescla de clássicos do jazz como “What Is This Thing Called Love?”, “Misty”, em formato latino, ao lado de outras composições cubanas e porto-riquenhas menos conhecidas , mas igualmente simpáticas . A mais desconhecida jóia é a ótima faixa “La Peleona” de Marcelino Guerra, com a participação do vocalista convidado José Alberto “El Canario.”

Os hábeis arranjos de José Madera, Ray Santos, Gilbert López dentre outros lembra-nos porque as big bands de música latina são contagiantes. Entretanro a maior parte do álbum apresenta as letras em inglês em standards de Cole Porter, dos irmãos Gershwin, Rodgers & Hart e Harold Arlen. É o trio de faixas em espanhol que parece o ponto principal do estilo e entrega de Duke.

Faixas :

1-What Is This Thing Called Love? (2:55)(Solo de trompete John Walsh)



2-I've Got You Under My Skin. (5:27) (Solo de conga Georgy Delgado)



3-La Peleona. Duet with Jose Alberto "El Canario"(5:31)



4-Myrta Silva's Medley. (6:38)



a) Tengo que acostumbrarme. b) Tu no sabes nada. c) Fin de un amor.



5-They Can't Take That Away From Me. (4:17) (Solo deflauta Bobby Porcelli)



6-Oh God! I Love You. (5:28)



7-Misty. (3:10) (Solo Sam Burtis – trombone)



8-Muchos Besos. (3:20)



9-Blue Moon. (3:00) (Solo de sax tenor Mitch Frohman)



10-The Hungry Years. (5:03) (Solo Bobby Porcelli sax alto)



11-Until You Come Back To Me. (3:52) (Solo de flauta Mitch Frohman)



12-That Old Magic. (4:15) (Solo Bobby Porcelli sax alto)


Tito Puente Orchestra : Sonny Bravo (piano);Champian Fulton(convidado[piano em Misty, I've got you under my skin];Gerry Madera(baixo);Willie -Cuch Be Wictha- Martinez(bateria – convidado);Jose Madera (timbales);John Rodriguez (director de percussão,bongô, Bell, guiro);George Delgado(conga);Mitch Frohman(saxofone tenor,flauta);Bobby Porcelli (saxofone alto e flauta);Pete Miranda (saxofone baritono);Todd Bashore (saxofone tenor,flauta);Pete Brainin(saxofone tenor,flauta);John Walsh(trompete);Richard Viruet (trompete);Pete Nater(trompete);Kevin Bryan (trompete);Reynaldo Jorge (trombone),Noah Bless (trombone);Lewis Kahn(trombone);Sam Burtis(trombone).

Orquestração das cordas :Jose Madera

Cordas: Robert Chauson, Antoine Silverman, Paul Peabody, Juliet Haffner , Belinda Whitney, Anga Wood, Lanny Payking

Coro: Franky Vazquez, Claudette Sierra, Marco Bermudez, 
Cita Rodríguez, Jennifer Martinez

Fonte : JazzTimes / Rebeca Mauleón

Nenhum comentário: