No auge da era das big bands latinas, os incontestáveis titãs, conhecidos como “The Big Three”, providenciavam os sons mais inspiradores já ouvidos deste lado de Havana. Machito, Tito Rodríguez e Tito Puente deixaram sua marca ao criar um novo território musical . Por muito tempo a mais divertida banda foi a de Tito Puentes. As eras musicais vieram e foram, e Puente permaneceu no topo até seu falecimento em 2000. Sua colaboração com muitas vocalistas através dos anos provou que ele poderia manter sua asinatura e personalidade carismática, enquanto providenciava seu competente acompanhamento para algumas das grandes vocalistas latinas de Celia Cruz a La Lupe.
Em “Many Moods”, a vocalista dominicana Yolanda Duke, que cantou com Puente durante o meado dos anos 1990, reuniu muitos membros da legendária e poderosa big band. Juntos eles apresentam competentemente uma mescla de clássicos do jazz como “What Is This Thing Called Love?”, “Misty”, em formato latino, ao lado de outras composições cubanas e porto-riquenhas menos conhecidas , mas igualmente simpáticas . A mais desconhecida jóia é a ótima faixa “La Peleona” de Marcelino Guerra, com a participação do vocalista convidado José Alberto “El Canario.”
Os hábeis arranjos de José Madera, Ray Santos, Gilbert López dentre outros lembra-nos porque as big bands de música latina são contagiantes. Entretanro a maior parte do álbum apresenta as letras em inglês em standards de Cole Porter, dos irmãos Gershwin, Rodgers & Hart e Harold Arlen. É o trio de faixas em espanhol que parece o ponto principal do estilo e entrega de Duke.
Faixas :
1-What Is This Thing Called Love? (2:55)(Solo de trompete John Walsh)
2-I've Got You Under My Skin. (5:27) (Solo de conga Georgy Delgado)
3-La Peleona. Duet with Jose Alberto "El Canario"(5:31)
4-Myrta Silva's Medley. (6:38)
a) Tengo que acostumbrarme. b) Tu no sabes nada. c) Fin de un amor.
5-They Can't Take That Away From Me. (4:17) (Solo deflauta Bobby Porcelli)
6-Oh God! I Love You. (5:28)
7-Misty. (3:10) (Solo Sam Burtis – trombone)
8-Muchos Besos. (3:20)
9-Blue Moon. (3:00) (Solo de sax tenor Mitch Frohman)
10-The Hungry Years. (5:03) (Solo Bobby Porcelli sax alto)
11-Until You Come Back To Me. (3:52) (Solo de flauta Mitch Frohman)
12-That Old Magic. (4:15) (Solo Bobby Porcelli sax alto)
Tito Puente Orchestra : Sonny Bravo (piano);Champian Fulton(convidado[piano em Misty, I've got you under my skin];Gerry Madera(baixo);Willie -Cuch Be Wictha- Martinez(bateria – convidado);Jose Madera (timbales);John Rodriguez (director de percussão,bongô, Bell, guiro);George Delgado(conga);Mitch Frohman(saxofone tenor,flauta);Bobby Porcelli (saxofone alto e flauta);Pete Miranda (saxofone baritono);Todd Bashore (saxofone tenor,flauta);Pete Brainin(saxofone tenor,flauta);John Walsh(trompete);Richard Viruet (trompete);Pete Nater(trompete);Kevin Bryan (trompete);Reynaldo Jorge (trombone),Noah Bless (trombone);Lewis Kahn(trombone);Sam Burtis(trombone).
Orquestração das cordas :Jose Madera
Cordas: Robert Chauson, Antoine Silverman, Paul Peabody, Juliet Haffner , Belinda Whitney, Anga Wood, Lanny Payking
Coro: Franky Vazquez, Claudette Sierra, Marco Bermudez,
Cita Rodríguez, Jennifer Martinez
Fonte : JazzTimes / Rebeca Mauleón
Nenhum comentário:
Postar um comentário