Devido à sua proficiência de classe mundial , Helio Alves seria famoso , mas ele não etá completamente ajustado em qualquer categoria conhecida. Ele é originário de São Paulo, Brasil, e soa como tal. Sua sonoridade é de um pianista com anos de treinamento em clássicos e como um esperto jazzista de rua. Alves emigrou para os Estados Unidos em 1986, graduando-se pela Berklee e tem trabalhado com muitos norte-americanos (Joe Henderson, Phil Woods, Slide Hampton) e brasileiros (Airto Moreira, Duduka Da Fonseca). Ele com ritmos intricados , música sensual precisa e com sofisticação harmônica de um músico clássico e a afiada energia de um músico de jazzz. É uma inebriante mistura.
“Kathy”, de Moacir Santos, é representativa. Ela alternativamente pavoneia-se e flutua em gracioso 5/4, com uma agridoce melodia que é ratificadora ainda que melancólica. A improvisação de Alves mantém uma dada equilibrada complexidade da música conforme elaborada inicialmente dentro da lógica espontânea de novas estruturas. Tudo que toca, sem consideração do ritmo, soa elegante e refinado. “Música das Nuvens e do Chão” de Hermeto Pascoal e “Sombra” de Alves contêm, da mesma forma, sua marca de combinação de exato dedilhado e momentos extáticos. Estes iniciam lentamente, suavemente e implacavelmente intensos , parcialmente por causa do poder aguçado e vigoroso do baixista Reuben Rogers e do baterista Antonio Sánchez, mas principalmente do aquecido motor interno de Alves.
Seu encontro transcultural com os standards do jazz é único e sedutor. O sólido núcleo estridente em 4/4 de “Black Nile” de Wayne Shorter é um trabalho dançante em ritmos da Bahia . “Chan’s Song” de Stevie Wonder e Herbie Hancock, do filme Round Midnight, tem uma nova ebulição e ornamentos construídos pelo violonista convidado Romero Lubambo. Hélio Alves está na sua própria classe
Faixas
1. Gafeira
2. Kathy
3. Sombra
4. Black Nile
5. Flor Das Estradas
6. Musica Das Nuvens E Do Chao
7. Adeus Alf
8. Tribute To Charlie
9. Chan's Song
Músicos : Helio Alves – piano; Rueben Rogers – baixo; Antonio Sánchez – bateria.
Convidados especiais : Claudio Roditi – trompete & flugelhorn; Romero Lubambo - violão
Fonte : JazzTimes /Thomas Conrad
Nenhum comentário:
Postar um comentário