playlist Music

quarta-feira, 30 de março de 2011

HERBIE HANCOCK – IMAGINE PROJECT



Ao completar 70 anos, com um talento incomensurável e o coração amolecido pela idade, o pianista americano Herbie Hancock juntou alguns amigos e fez um disco/projeto pela paz mundial. Herbie é uma das últimas lendas vivas do jazz e da música popular norte-americana. Começou sua carreira naquela que talvez seja a última grande banda do trompetista Miles Davis. De lá pra cá, encheu a humanidade com sons e arranjos inovadores e, é claro, seu piano majestoso e inconfundível.


Um projeto desses é sempre um risco para qualquer reputação. Como se não bastasse, Herbie escolheu como mote para a empreitada a canção mais arroz de festa do planeta quando se fala em pacifismo, ou seja, Imagine, de John Lennon. Além desta, o projeto conta com várias outras canções do pop moderno de várias épocas, que, por alguma razão, quase sempre bem óbvia, tocaram o autor.


Além da própria Imagine estão lá Space Captain, pérola do repertório de Barbra Streisand; Don’t Give Up, linda canção da nova fase de Peter Gabriel; a emblemática The Times, They are A’changin, de Bob Dylan; Tomorrow Never Knows, outra de Lennon, esta da fase dos Beatles, porém muito mais obscura e, como surpresa e homenagem aos primos pobres do Sul, a linda e pouco conhecida Tempo de Amor, da dupla Baden e Vinícius, entre outras.


Para executar toda a empreitada, foram chamados, com o mesmo amplo critério do repertório, vários artistas do mundo pop de diversos países bem distintos. Desde a nossa cantora Céu, os ingleses Jeff Beck e Seal, a americana P!nk, a fabulosa cantora malinesa Omou Sangare, a britânica indiana Anoushka Shankar, o famoso e reverenciado grupo irlandês The Chiefteins, entre outros.


Ao contrário do esperado e imaginado, a ampla salada world music de Hancock acabou dando certo. Seu disco é de uma elegância sem fim, no qual o autor conseguiu fazer com que seus convidados estivessem totalmente à vontade, sem exageros nem arroubos. As contribuições são, em sua maioria, sinceras e comedidas. Parece que, diante do mestre, todos resolveram se comportar e dar de fato o melhor que podiam.


Vale destacar a participação da nossa cantora Céu, que, numa linda gravação para o samba de Baden e Vinícius, consegue, com uma interpretação equilibrada, uma amostra digna da moderna canção contemporânea brasileira.


Em um ou outro momento, como é o caso da própria canção título, vai ter gente mais interessada na parte suingada e improvisada de Omou Sangare, Indie Arie e o grupo congolês Konono Nº1 do que na gemedeira insuportável da introdução do duo formado por P!nk e Seal. No entanto, a despeito desse ou daquele deslize, Imagine Projects é um excelente disco


Faixas:


1. Imagine 7:18


2. Don't Give Up 7:26


3. Tempo De Amor 4:41


4. Space Captain 6:54


5. The Times They Are A-Changin' 8:04


6. La Tierra 4:50


7. Tamatant Tilay/Exodus 4:45


8. Tomorrow Never Knows 5:21


9. A Change Is Gonna Come 8:46


10. The Song Goes On 7:48



Assista ao video com Herbie Hancock e Céu


http://www.youtube.com/watch?v=-2QBmBYvVfE



Fonte : Revista Fórum N° 95 / Julinho Bittencourt

Nenhum comentário: