playlist Music

segunda-feira, 28 de março de 2011

Impulse! 50 ANOS DEPOIS



Abril será o mês da ressurreição e renovação da Impulse! Records: “A casa que Trane construiu”. John Coltrane, o assim chamado construtor, faria 85 anos . Como lembrança deste fato e do seu meio século de existência, o selo que contratou Trane no início do anos 60 lançará uma nova caixa com álbuns destes anos iniciais, uma semana com performances homenageadoras destes discos e uma viagem de exibição de artefatos da Impulse! .


Em seu auge, de 1961-76, a Impulse! lançou gravações com Count Basie, Dizzy Gillespie, Charles Mingus, Sonny Rollins, Quincy Jones, Pharoah Sanders, McCoy Tyner e Keith Jarrett. Atualmente, faz parte do Verve Music Group através da Universal. O selo reviveu de tempos em tempos através de reedições, como a coleção especial a ser lançada no próximo 19 de Abril : “First Impulse: The Creed Taylor Collection”, quatro discos capturando seis gravações produzidas pelo fundador da Impulse! .


Durante a semana seguinte ao lançamento, um desfile de grandes estrelas atuarão em tributos a esses álbuns no Jazz Standard em Manhattan. A série ”Impulse Nights” inicia em 20 de Abril com Ravi Coltrane e Dave Liebman tocando “Africa/Brass” de John Coltrane, apresentando Phil Markowitz, Cecil McBee e Billy Hart. Em 21 de Abril , Roy Hargrove liderará uma banda para homenagear “The Blues and the Abstract Truth” de Oliver Nelson. Em 22 de Abril , Ryan Truesdale conduzirá uma big band com Howard Johnson, Frank Kimbrough, Ben Monder e Clarence Penn para uma performance de “ Out of the Cool” de Gil Evans.


O trombone é a estrela de 23 de Abril com a atuação de Robin Eubanks, que tocará músicas de “The Great Kai and JJ, and The Incredible Winding Trombones” de Kai Winding e JJ Johnson. Em 24 de Abril , Henry Butler encerrará a série homenageando Ray Charles e seu álbum, “Genius + Soul = Jazz”. Cada noite terá sessões às 19h30min e 21h30min, com uma às 23h30min na sexta-feira e no sábado. Os ingressos custarão $35.


Em adição aos discos e shows, a Impulse! estará celebrando seu legado visualmente com uma exibição de fotografias e pertences dos seus arquivos. Esta coleção viajará para os festivais de jazz de Monterey e North Sea, dentre outros. Para a Impulse!, esta temporada marcará uma completa apresentação de coisas favoritas. (NT : O articulista faz um trocadilho com o sucesso de John Coltrane “Favorite Things”).


Fonte : JazzTimes /Jason Rabin


Nenhum comentário: