Sonny Rollins (na foto) recebeu a Medalha Nacional das Artes (National Medal of Arts) do Presidente Barack Obama na Casa Branca em cerimonia ocorrida em 02 de março. O saxofonista foi um dos 10 honrados com o prêmio pelo suporte e realizações no campo artístico.
“Eu estou muito feliz que o jazz, a mais importante música norte-americana, está sendo reconhecida nesta homenagem e eu estou grato ao recebê-la como representante dos deuses da nossa música”, Rollins declarou.
A Medalha Nacional das Artes, estabelecida pelo Congresso em 1984, é ofertada pelo Presidente e organizada pelo National Endowment for the Arts. Os agraciados com o prêmio são selecionados com base nas suas contribuições para a criação artística, desenvolvimento e suporte para as artes dos Estados Unidos. Cada ano, o Arts Endowment busca nominações entre indivíduos e organizações através do país. O Conselho Nacional das Artes examina as nominações e providencia recomendações para o presidente, que seleciona os homenageados.
Os jazzistas premiados no passado foram Ella Fitzgerald (1987), Billy Taylor (1992), Cab Calloway (1993), Dave Brubeck (1994), Lionel Hampton (1996), Betty Carter (1997), Benny Carter (2000), Paquito D’Rivera (2005), Wynton Marsalis (2005) e Hank Jones (2008).
Rollins, atualmente, está montando o segundo volume do Road Shows com gravações dos seus arquivos para lançamento no outono norte-americano através do seu selo Doxy ( O Volume 1 foi lançado em 2008.) O novo CD “deve conter alguma coisa do concerto de Beacon,” ele disse, referindo-se ao espetáculo no Beacon Theatre em Nova York.
A temporada de concertos do saxofonista em 2011 inicia com seu comparecimento ao New Orleans Jazz & Heritage Festival em 08 de Maio e em 13 de Maio no New Jersey Performing Arts Center em Newark. Ele planeja três concertos em Junho na Austrália e (pela primeira vez) na Nova Zelândia. Ele atuará em diversos festivais europeus em Julho. Rollins dirige-se para Costa Oeste em Setembro (incluindo o Festival de Jazz de Monterey em 18 de Setembro). Uma extensa excursão pela Europa, com paradas na Basileia, Istambul, Varsóvia e Budapeste, dentre outras cidades, está prevista para Outubro e Novembro.
Fonte: Downbeat
Nenhum comentário:
Postar um comentário