O fruto de “Lágrimas Mexicanas” é o nascimento de um mútuo respeito e colaboração entre dois distintos ícones da música. A trajetória de Bill Frisell tem abarcado os caminhos do jazz e da música etnográfica norte-americana, se transformando em um dos mais respeitados guitarristas em atividade. Um ótimo guitarrista em seu próprio modo, mais conhecido pelos seus vocais românticos, o cantor e compositor brasileiro Vinicius Cantuária tem lançado um série de discos populares e trabalhado com nomes que vão de Marc Ribot a Ryuichi Sakamoto.
Influenciados pela multiforme cultura hispânica falada em Nova York, a regulação do tempo está correta para Cantuária e Frisell, que trabalharam juntos no passado para desenvolver completamente o projeto. O hibridismo ímpar deles, que inclui música improvisada e canções com letras mescladas em português, espanhol e inglês, é mais uma vez intrigante, e ainda surpreendentemente jovial, em contraste aos álbuns “Horse and Fish (Bar None Records, 2004)” de Cantuária e “The Intercontinentals (Nonesuch, 2003)" de Frisell. Os artistas, porém, dão cuidadosa atenção aos detalhes - delicadas reproduções de eletrônica justapostas com instrumentos acústicos e tentadores encatamentos de Cantuária, que criam uma amável experiência auditiva.
A balada "Mi declaracion" é uma das peças mais abstratas — Frisell organizando um excelente suporte de sentimentos, enquanto Cantuária seduz com bem afinados vocais e toque de violão. Há muitas estilizações folclóricas de ritmos festivos do título como "Lágrimas de amor" ao breve e simples instrumental "Cafezinho". O usual alquimista Frisell costura o som como em um sonho em "El camino" e "Briga de namorados". O resultado é excelente, provendo um arranjo de reais e processadas texturas com sua autêntica estética blueseira e interiorana. Junto com o caloroso vocal de Cantuária em "Aquela mulher" o romantismo é palpável.
A assinatura de Lee Townsend na produção é outro elemento chave para a afabilidade de “ Lágrimas Mexicanas” , que intensifica a experiência dos dois artistas, embora oriundos de diferentes conhecimentos e locais, compartilham um compromisso único.
Faixas: Mi declaracion; Calle 7; La curva; Lágrimas mexicanas; Lágrimas de amor; Cafezinho; El camino; Aquela mulher; Briga de namorados Forinfas.
Músicos: Vinicius Cantuaria: vocais, percussão, violão; Bill Frisell: violão, guitarra, loops.
Fonte : All About Jazz / Mark F. Turner
Nenhum comentário:
Postar um comentário