playlist Music

quinta-feira, 21 de abril de 2011

JANE IRA BLOOM – WINGWALKER (Outline [2011])








No seu 14˚ álbum como líder, Jane Ira Bloom apresenta peças — todas são composições suas exceto uma— que devem ser ouvidas melhor como esculturas sonoras. Esta descrição aplica-se mesmo para o único standard, uma versão de encerramento da balada “I Could Have Danced All Night” de Lerner e Loewe, que encontra o gracioso e ressonante saxofone soprano de Bloom desacompanhado na antiga e adornada melodia. Seu instrumento é realmente uma beleza, dançando através e ao redor do tema e da melodia como se suspensa no ar e estivesse carregando os restos espirituais da canção, ecoando nos cavernosos corredores dos grandes hotéis onde a música era regularmente apresentada. Em estribilhos, ela floresce nos locais mais frequentados.



O pianista Dawn Clement, o baixista Mark Helias e o baterista Bobby Previte, todos regulares companheiros, juntam-se a Bloom nas outras 11 faixas, várias das quais têm títulos referenciando vôos aéreos, não surpreendendo, partindo de alguém que já compôs várias músicas encomendadas pela NASA. “Wingwalker” encontra Bloom subindo e descendo sobre os astutos balanços de Previte e pequenas explosões antes da banda completa, movimentar-se junta, lenta e firmemente, mas de forma imprevisível. “Life on Cloud 8” é construída em acompanhamento improvisado em repetitivos cortes de blues, sobre crescentes efeitos eletrônicos no sax soprano antes de arremeter-se inconstantemente para um saltitante riff. “Airspace” inicia com vários linhas uníssonas prolongadas , cada uma separada por momentos de silêncio, antes de ser conduzido pelo baixo corajoso de Helias.



Em acréscimo às músicas com títulos referenciando a aviação, há aquelas que sugerem movimento e ao menos uma sugere grandes altitudes : “Rooftops Speak Dreams” que se desloca de um livre sentimento de balada para uma pegada vigorosa. Frequentemente Bloom voa alto, aplicando uma distinta voz instrumental para composições que são imprevisíveis e desafiantes, e completamente convidativas.



Faixas : Her Exacting Light; Life On Cloud 8; Ending Red Songs; Freud's Convertible; Airspace; Frontiers In Science; Rooftops Speak Dreams; Rookie; Adjusting To Midnight; Live Sports; Wingwalker; I Could Have Danced All Night.



Fonte : JazzTimes /Philip Booth

Nenhum comentário: