playlist Music

segunda-feira, 18 de abril de 2011

LATIN JAZZ RETIRADO DO GRAMMY



"Na unidade há a força, mentes escrupulosas, naturalmente musicais, trabalhando juntas, unidas em um pensamento constante, liberará poder, o dinamismo e a constante busca individual da mente para criar, criar, criar".


Era 1965 quando escrevi isto para as notas do meu álbum, “Azucar Pa' Ti”, que foi uma das mais marcantes composições do gênero Latin Jazz. Latin Jazz, originalmente conhecido como o Mambo instrumental , sucede ser uma das mais singulares formas musicais latinas, bem como dialogou diretamente com a fusão da cultura afro-americana com a cultura cubana e portoriquenha em Nova York, durante um tempo onde não era permitido trabalhar na parte central da cidade (muitos jovens não sabem disto, mas para trabalhar você teria que possuir um cartão de um cabaré , onde o sindicato e a polícia podiam manter os olhos todo o tempo). Isto era uma época onde a vida era difícil tanto no Harlem, quanto no El Barrio. Foi difícil, foi excitante, foi mudando e, finalmente, misturaram-se. Consequentemente desenvolveram uma bela e diversificada paisagem que conhecemos hoje. É muita coisa quanto olhamos para trás naqueles anos divertidos , o respeito inspirando a irmandade musical, que era muito querida por mim naquele tempo, e é com orgulho que vejo este legado continuar com muitos músicos maravilhosos através dos anos.


In 1993 eu fui nomeado para uma seção do NARAS pelo Governador de Nova York , onde trabalhei diligentemente para a categoria do Latin Jazz vir a ser reconhecida, e foi com grande felicidade que vi isto ocorrer em 1994. E agora é com um peso no coração que vejo esta retirada e, verdadeiramente, temo pela sua lenta e permanente extinção. Eu convoco todos, agora, para virem juntos, em UNIÃO, iniciar um movimento em suas comunidades e apoiar seus artistas locais e contar a seus amigos e mostrar o amor por uma grande banda que você ouviu com aquele suíngue, porque sem o suporte dos fãs, nós não seremos capazes de gravar como é frequentemente requerido aos selos independentes pela NARAS. Assegure-se que você preenche todos os critérios necessários para ser aceito no site da NARAS e, por todos os meus companheiros músicos (jovens e veteranos), por favor, venha a ser um membro da NARAS e envolva-se com sua seção local. Eu estou lutando por você, mas por favor se una a mim agora, para que possamos lutar juntos. Justo agora, o NARAS está usando todas as coisas que mencionei contra nós. Assim marginalizando nossa música , cultura e mesmo o povo . Deixe-me ser claro: Nós temos sido desconsiderados, nós temos sido descartados e estamos sendo escorraçados. Mas isto só ocorrerá se nós permitirmos e eu, verdadeiramente, acredito , do fundo do coração, que junto vamos reinserir a categoria de Latin Jazz e buscaremos força do fundo da alma. Axé!


Fonte : JazzTimes / Eddie Palmieri


Foto : Martin Cohen

Nenhum comentário: