playlist Music

quarta-feira, 27 de abril de 2011

NÁ OZETTI – MEU QUINTAL (Borandá)






Tudo é doce, claro e também incompreensível na trajetória dessa cantora correta, ademais afinadíssima. Ná Ozzetti cresceu com os músicos de sua geração, entre eles compositores de teses nítidas à moda do professor Luiz Tatit, mas também os fez crescer, algo que esteve em seu poder como intérprete segura da geração. O mistério a cercá-la é o de que a tanta clareza nunca tenha correspondido, de sua parte, uma resposta autoral mais incisiva.


Ei-la agora, possivelmente, em busca de afirmar as coisas sobre si sem as temer, ainda que as canções de Meu Quintal tenham todas as parcerias próximas de Tatit, Alice Ruiz, Dante Ozzetti, Carol Ribeiro, Makely Ka, Neco Prates ou Zélia Duncan. Mas, como se disse, são todos eles artistas próximos, de cujas palavras e acordes a cantora e compositora parece editar a própria essência. Ouvir uma a uma as 12 faixas deste disco armado com brilhos e sutilezas pelo produtor Mário Manga constitui uma aula de lady Ná.


Sabe-se, assim, quão ardentemente ela esconde joias, gemas e pérolas dentro do peito, como em Baú de Guardados, e que em seu quintal “cabe inteiro um Portugal” ou que, no conto cumulativo tão difícil de cantar (e que ela faz mais uma vez parecer simples), A Velha Fiando, estão expostas dores afirmativas. “Quem foi que disse que pode dizer quem eu sou?”, ela também se pergunta em Ser Estar. Há uma faca escondida nas palavras diretas, e o disco dá a seu ouvinte o gosto por entendê-las e a seu equilíbrio, como nos versos da faixa de mesmo título: Quando chega sexta-feira/ parece que a vida inteira equilibrei,/ me livrei, me livrei,/ e a semana que vem tem mais.



Faixas:



01. Meu Quintal (Ná Ozzetti/Luiz Tatit) 03:02


02. A Velha Fiando (Dante Ozzetti/Luiz Tatit) 04:45


03. Baú de Guardados (Ná Ozzetti/Alice Ruiz) 04:29


04. Tupi (Ná Ozzetti/Arthur Nestrovski) 03:02


05. Ser Estar (Ná Ozzetti/Alice Ruiz) 02:24


06. Equilíbrio (Ná Ozzetti/Luiz Tatit) 03:23


07. Onde a Vista Alcança (Ná Ozzetti/Makely Ka) 04:31


08. Chuva (Ná Ozzetti/Carol Ribeiro) 03:35


09. Acordo de Amor (Ná Ozzetti/Alice Ruiz/Neco Prates) 04:35


10. Sobrenatural (Ná Ozzetti/Zélia Duncan) 03:23


11. Lingua Afiada (Ná Ozzetti/Luiz Tatit) 03:51


12. Entre o Amor e o Mar (Ná Ozzetti/ Luiz Tatit) 04:43




Ficha Técnica


Ná Ozzetti: voz


Dante Ozzetti: violões


Mário Manga: guitarras, violoncelo e violão tenor


Sérgio Reze: bateria e gongos melódicos


Zé Alexandre Carvalho: contrabaixo




Fonte : CartaCapital / Rosane Pavam

Nenhum comentário: