
Olhando para trás, quando o disco de vinil em 33 rotações era a maneira de se ouvir música gravada, “Sides, Colors” de Roberta Piket seria lançado como um disco duplo, com seus generosos setenta e seis minutos de música e duas distintas disposições. Após seu belo lançamento com seu trio, “Love and Beauty (Thirteenth Note Records, 2007)”, Piket, agora, abre suas asas com sutil adição de cordas e sopros ao som do seu trio.
A primeira metade do CD, intitulado de "Lado A" na contracapa do disco, é o "Strings" (lado das cordas)” , iniciando com Piket explorando o modo pensativo de Bill Evans, a belíssima "Laurie", solando quase um minuto e meio, até uma breve pausa para as cordas e os instrumentos de sopro e , outra vez, a pianista sola como um interlúdio até o baterista Billy Mintz “sussurrar” com suas vassourinhas. A mini-orquestra retorna mais tarde, movendo-se lentamente fora do amálgama espertamente utilizado.
"Make Someone Happy" de Jules Styne escora-se na vivacidade das vassourinhas de Mintz, e Piket faz cintilar a melodia com o trabalho do seu trio. "Billy Ballad", composta por Mintz, tem o sentimento de melancolia de fim de noite, e "My Friends and Neighbors (para Sam Rivers)" move-se de uma beleza suntuosa de uma harmonia suave produzida pelas cordas para um anguloso interlúdio entre piano e bateria. Uma dinâmica "dentro/fora" permeia a canção, como faz muito na segunda metade do disco, onde Piket retorna ao formato de trio.
"Shmear", de Mintz, é uma música que pode ser ouvida em outra formação, em um dueto de saxophone e bateria com Mintz e John Gross em “Beautiful You (Origin Records, 2004)”, abre a segunda metade ("Lado B") de “Sides, Colors” : frenética e turbulenta, “serrilhada” e áspera, estando diametralmente oposta à abertura do CD de Bill Evans.
Mintz, um mestre melodista, bem como um excelente baterista, compôs cinco das seis faixas do "Lado B" com sua alta energia, continuamente "Relent" apresenta Piket no órgão, para a angular "Ugly Beautiful" a la McCoy Tyner com Piket expondo acordes percussivos.
“Side, Colors” mostra uma mistura de estilos, mas é perfeitamente sequenciado. O "Lado A" tem ênfase nas cordas e o “Lado B", mais livre, dominado pelo trio de piano. Piket faz algumas mudanças aqui, e as fez muito bem.
Faixas: Laurie; Make Someone Happy; Billy's Ballad; My Friends and Neighbors (for Sam Rivers); If I Loved You; Empty House; Shmear; Idy's Song and Dance (song); Idy's Song and Dance (dance); Relent; Ugly Beautiful; Degree Absolute.
Músicos: Roberta Piket: piano, órgão, piano elétrico; Johannes Weidenmueller: baixo; David Smith: trompete (1, 3, 4, 6); Charles Pillow: clarinete,clarinete baixo, flauta (1, 3-6); Anders Bostrom: flauta, flauta (1, 3-6); San Sadigursky: clarinete, saxofones soprano, saxophone tenor (3-6); Fung Chern Hwei: violino (1, 3-5); Mikyung Kim: violino (1, 3-5); Charisa Rouse: viola (1, 3-5); Jeremy Harman: cello (1, 3-5).
Fonte: All About Jazz / Dan McClenaghan
Nenhum comentário:
Postar um comentário