Gravado no Freddy's Back Room no Brooklyn, “The World (Through My Shoes)” apresenta o primeiro lançamento do saxofonista alto Will Vinson registrado ao vivo. A música, documentada em duas noites, oferece um trabalho genuíno de um grupo, produzindo uma particular música contemporânea.
O núcleo do programa consiste em composições de Vinson . Seu estilo composicional e arranjos exibem um forte respeito pela tradição do jazz, bem como uma óbvia fluência nas linguagens correntes do jazz . O mais importante, entretanto, é que seus arranjos harmônicos possibilita a cada membro do quarteto contribuir para o som da banda. Esta estética é claramente evidenciada em "Dean Street Rundown". O guitarrista Lage Lund introduz a canção com um repetitiva e simples nota em ostinato, tocando através dos adornos antes de unir-se a Jochen Rueckert, que faz uma calculada figura rítmica nos aros da sua bateria. O baixista Orlando LeFleming adiciona firmes e extensas modulações ao arranjo, antes do sax alto de Vinson precipitar-se sobre a melodia.
A entonação de Vinson é graciosa, possuindo uma qualidade vocalizadora que efetivamente expressa o conteúdo de uma canção. Em suas mãos, o saxofone é um instumento cuja função central é fazer música, em vez de um suplemento muscular para proficiência musical. Esta insistente musicalidade viceja através do disco , mas é manifesta com particular presença de espírito em "Pretty Things". Esta balada apresenta uma dinâmica interação entre Vinson e Lund. O volume sonoro do guitarrista incrementa e arpeja formas de acordes que cria o perfeito cenário harmônico para a belíssima interpretação da linha melódica por parte de Vinson. Esta performance torna completamente claro o tremendo desenvolvimento do perfil auditivo de cada membro deste fino quarteto.
Mais que uma sessão arejada, “The World (Through My Shoes)” representa a melhor virtude de uma gravação ao vivo. Apresenta artesãos no trabalho, músicos claramente engajados em torno de robustas composições e produtivamente cônscios das contribuições dos companheiros de banda . É uma espécie de camaradagem musical que permite à música de Vinson alcançar um balanço único e rara clareza de estilo.
Faixas: I Am James Bond; Dean Street Rundown; Limp of Faith; The End of a Love Affair; Philos o' Fur; Pretty Things; The World Through My Shoes.
Músicos: Will Vinson: saxofone alto; Lage Lund: guitarra; Orlando LeFleming: baixo; Jochen Rueckert: bateria.
No vídeo abaixo, conheçam um pouco do trabalho de Will Vinson.
http://www.youtube.com/watch?v=4paEyuPRx-g
Fonte : All About Jazz / David Lighton
Nenhum comentário:
Postar um comentário