No dia 21 de maio tive a honra de participar da gravação do programa Encontro com o Chorinho, comandado por Perfilino Neto, que vai ao ar todos os domingos no horário das 8 às 9h, em comemoração ao 20° ano do programa na Pérola Negra, loja de discos onde se encontra o melhor da música instrumental brasileira. Com um detalhe importante: A Pérola Negra comemora dez anos de existência. Ou seja, a reunião de dois heróis deste tipo de música dentro do cenário musical baiano.
A direção musical ficou sob o comando do trompetista Joatan Nascimento(na foto), que apresentou seu novo grupo de choro , SOTERACHORO, formado por estudantes da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. É bom registrar este nome. Vai dar o que falar. Juntos a Joatan , estão Marcelo do Rosário no violão de seis cordas, Gilson Verde no violão de sete cordas, Marcelo Neder no cavaquinho, Sebastian Montini no pandeiro ( este é sueco, e o pessoal do grupo brinca dizendo que ele é um “negão” disfarçado), Gabriel do Rosário no bandolim e Ane Morgana Moreno na flauta. Há a perspectiva da geração de um CD a partir da gravação realizada.
O programa iniciou com Sofres Por Queres de Pixinguinha e depois veio a composição de Degenerado , feito para Valdomiro Ferro pelo seu irmão, que foi professor de Joatan nas Alagoas. A denominação deste choro é interessante. Valdomiro Ferro, que bebia muito, havia largado a bebida e o irmão compôs o choro Regenerado para homenageá-lo. Como ele voltou à ”mardita”, trocou o nome para Degenerado. Depois tivemos , o que não poderia faltar, a apresentação de Fred Dantas tocando Corintiano de Saraiva, Ternura (gravada inicialmente por ele com os Ingênuos no Museu de Arte Sacra ) e Na Glória , com a participação de Cacau do Pandeiro , legenda do choro na Bahia. Infelizmente , Edson Sete Cordas não pode comparecer.
Chegou o momento da participação da cantora Ananda, legítima representante de Ademildes Fonseca, coma as intepretações de Naquele Tempo (Pixinguinha e Benedito Lacerda), Odeon (Ernesto Nazareth), 1 x 0 (Pixinguinha e Benedito Lacerda com letra de João Bosco), deixando todos os presentes extasiados.
Apresentou-se , também, o Grupo Mandaia , em cuja formação está parte do SOTERACHORO, tendo como destaque seu cavaquinhista, que parece "emular" um bandolim, espantando a má impressão que este instrumento, lamentavelmente, adquiriu com a expansão do pagode baiano. Sem falar na sempre brilhante Ane Morgana. Apresentaram Baião (Waldir Azevedo) e Receita de Samba (Jacob do Bandolim).
Tivemos ainda Gereba apresentando 13 de Dezembro, composição de Luiz Gonzaga para o seu aniversário, que ganharia posterioremne um letra de Gilberto Gil, e La Nave Va, música composta para Paulo Moura com outra denominação, mas ao ganhar letra de Capinam ganhou este nome.
Esta apresentação deverá ir ao ar amanhã (29/05).
Como foi apresentada a composição Baião (Waldir Azevedo) , ouçamos Baião Brasil com o Trio + 1 (Joatan Nascimento) e o grande músico Hamilton de Holanda.
http://www.youtube.com/watch?v=3FGFw72PdEo
Nenhum comentário:
Postar um comentário