playlist Music

terça-feira, 17 de maio de 2011

ARMÁRIO DO TEMPO






Entre 1974 e 1975, a Rádio MEC colocou no ar o programa MPB100, apresentado pelo pesquisador Ricardo Cravo Albin. O MPB100 trazia os primeiros maestros e arranjadores da música popular. As gravações foram reunidas em 100 Anos de Música brasileira, pela Tapecar, em 1975. Reeditados na década de 80, os discos continham gravações históricas e encartes informativos, mas logo sumiram das lojas.



Agora o colecionador, historiador e produtor Marcelo Fróes apresenta a reedição dos oito LPs no formato de quatro CDs duplos, com o som remasterizado digitalmente (100 Anos de Música Brasileira [Discobertas]). “Não me conformava de aquele projeto nunca ter sido resgatado na era do CD. Procuramos remasterizar de modo a amenizar as distorções oriundas da captação analógica”, explica Fróes. Ao todo, são 133 faixas.


No primeiro CD,a coleção traz Ernesto Nazareth, Catulo, o flautista Patápio Silva, o maestro Eduardo Souto, entre outros representantes da chamada era de ouro da música popular brasileira, interpretados por Paulo Tapajós e Altamiro Carrillho. A coleção traz ainda obras de João da Baiana, Donga, Sinhô, Ismael Silva, Ary Barroso, Joubert de Carvalho, Noel Rosa, Custódio Mesquita. Nos microfones, Gilberto Milfont, Luiz Goonzaga, Jackson do Pandeiro, Johnny Alf e Lúcio Alves.


O projeto original reuniu, na década de 1970, a voz daqueles que se tornariam as novas lendas da canção. ”Tem Pery Ribeiro,Cauby Peixoto,Marlene,Ademilde Fonseca. Os anos 1970 foram legais porque ainda pegaram muita gente antiga em plena atividade, enquanto novos ícones da música popular já se apresentavam com sucesso, por exemplo, a Beth Carvalho”, diz Fróes. “Eu compararia estes registros às gravações dos Beatles na Rádio BBC, fundamentais”


Fonte : CartaCapital / Araújo Lopes

Nenhum comentário: