playlist Music

domingo, 22 de maio de 2011

ERIC ALEXANDER –DON´T FOLLOW THE CROWD (2011)






O título do disco de Eric Alexander, “ Don't Follow the Crowd”, é algo irônico, em uma sequência de gravações, pela HighNote , que têm a mesma matriz. Alexander pode ser enumerado dentro dos soltos e competentes álbuns de jazz no estilo straight-ahead , que podem não quebrar qualquer novo fundamento musical, mas são belamente executados , com uma seleção de suingantes blues e baladas.


Apesar de tocado um pouco mais agressivamente do que “Revival of the Fittest (HighNote)” de 2009, esta gravação é , ainda, uma obra clássica de Alexander. O quarteto é compacto, bem ensaiado e, claramente, um trabalho metodicamente unido. Alexander toca seu instrumento estritamente com notas naturais sem grasnidos ou falsas notas estridentes. Ele é um modelo de elegante bom gosto, que deveria estar em casa na orquestra de Duke Ellington.


Alexander também tem bom gosto na reunião do material para a gravação. Suas contribuições são um par de números mais incrementados. "Nomor Senterbress" tem linhas rodopiantes do Norte da África, que, lá, é executada no clarinete, estaria confortável em uma orquestração para algum filme de aventura árabe. Assim, Alexander inclina-se para uma estrutura de firmes ataques blueseiros. "Remix Blues" é outro número com interferência da tradição, que , junto com Alexander, apresenta uma maravilhosa performance do seu antigo pianista Harold Mabern((NT: Mabern foi, também, seu professor)e alguns exuberantes solos do baterista Joe Farnsworth.


É difícil errar com qualquer coisa de Henry Mancini, e Alexander escolhe "Charade"com seu adorável e perspicaz senso melódico. Talvez o excêntrico—ao menos no nome— é a música para cinema, "Cavatina", da trilha sonora do filme “The Deer Hunter (1978)”. Porém como todas as coisas aqui, é executada perfeitamente de uma forma que não sugere qualquer qualquer trapaça ou truque, apenas outra performance executada de forma exuberante neste excelente álbum.


Mas há algo que estraga o prazer. Alexander está claramente no topo do jogo, e “Don't Follow the Crowd” é uma excelente adição à sua consistentemente forte discografia. Mas há o senso de que ele poderia desafiar a si mesmo com improvisações mais experimentais e talvez uma formação diferente. Tão bom quanto “Don't Follow The Crowd” é deixar algumas questões sobre quão distante um músico iria se corresse mais riscos. Algo inesperado seria o que ele poderia apresentar de verdadeiramente surpreendente.


Faixas: Nomor Senterbress; She's Out of My Life; Footsteps; Charade; Don't Misunderstand; Remix Blues; Don't Follow the Crowd; Cavatina from "The Deer Hunter."


Músicos: Eric Alexander: saxofone tenor; Harold Mabern: piano; Nat Reeves: baixo; Joe Farnsworth: bateria.


Gravadora: HighNote Records


Estilo: Straightahead/Mainstream


Fonte : All About Jazz / Greg Simmons

Nenhum comentário: