Eugene “Snooky” Young, um trompetista que foi o suporte principal em muitas bandas e orquestras de jazz , faleceu no último 11 de maio. Ele tinha 92 anos. Young era um trompetista-líder fundamental, especializado em apresentar notas altas, bem como utilizar um plunger (surdina em forma de desentupidor de pia) para obter um grande efeito.
Young nasceu em 03 de Fevereiro de 1919, em Dayton, Ohio. Em 2006 em reportagem na JazzTimes, Young contou a Don Heckman que cresceu cercado por música na sua extensa família e com cinco anos já tocava um instrumento. A família tinha uma banda chamada Snappy Six.
“Eu sou o terceiro dos sete irmãos “ , ele relembrou a Heckman. “Todos eles tocam instrumentos. Meu irmão mais velho, Granville—nós o chamamos de Catfish—tocava trompete, e era muito melhor que eu. Ele, uma vez, se foi com uma banda, voltou para casa e nunca mais saiu . Ficou fora da coisa completamente. Meu irmão mais novo tocava bateria, e eu tinha uma irmã que cantava. Meu pai tocava saxofone, guitarra e banjo, e ensinou minha mãe a tocar guitarra e banjo. A banda de Don Redman tentou levá-lo em excursão, mas ele não podia deixar a família”.
O trompete não foi seu primeiro instrumento escolhido. “ Inicialmente eu disse que queria tocar trombone ” ele falou para Heckman em 2006, “e então meu irmão mais novo disse que queria tocar trombone. E eu disse , eu não quero tocar trombone , se ele quer . Um homem desocupado, que conhecíamos, deu-me o primeiro instrumento– um velho cornet. E uma vez que eu o tomei, eu nunca mais pensei em querer tocar trombone.”
Young era ainda um adolescente, quando começou a trabalhar , em Ohio, com a banda de Chic Carter. Naquela banda também estava Gerald Wilson, com que ele desenvolveria uma longa amizade . Young seguiu Wilson, quando este foi para o grupo de Jimmie Lunceford e mais tarde passou a trabalhar em diversos momentos com a The Count Basie Orchestra.
Young narrou para Heckman que a transição entre Lunceford e Basie necessitou alguns ajustes de sua parte. “Aquelas bandas eram como noite e dia “ ele disse. “De fato, eu tinha que aprender como tocar novamente quando fui para a banda de Basie. Lunceford tinha uma banda de duas batidas. Basie era a banda que iniciava o suíngue. O baixo estaria seguindo , e Jo Jones apenas fazia saltitar a linha do baixo da bateria de vez em quando, e a guitarra e o baixo manteriam a marcha. Bem, eu tinha que me acostumar com aqulo, pois eu vinha de uma banda onde o ritmo tocava em cada batida”.
Young também trabalhou com os grupos de Lionel Hampton e a Thad Jones-Mel Lewis Big Band, da qual foi membro fundador . Young uniu-se à banda do Tonight Show em 1967 e por lá ficou por cerca de 25 anos, deixando o grupo quando ele foi reorganizado em 1992.
Entre as performances da banda do Tonight Show , Young também tocava com os grupos que excursionavam com Doc Severinsen e com ele continuou a se apresentar com ele anos após deixar a banda do Tonight Show. Como ele tinha um natural movimento rápido, Young e Severinsen tinham um raro vínculo, mesmo atuando atuando em uma versão de dois trompetes para “Dueling Banjos”.
Young foi também um membro regular da Clayton-Hamilton Jazz Orchestra, atuando e gravando com a orquestra baseada em Los Angeles durante 20 anos. Ele foi desginado como um NEA Jazz Master em 2008. Entretanto ele só gravou três discos como líder (“Boys From Dayton on Master Jazz in 1971”; “Snooky & Marsha “ pela Concord Jazz em 1978; “Horn of Plenty”, também, pela Concord Jazz em 1979.) Young pode ser ouvido em vários álbuns da Count Basie Orchestra, da Thad Jones-Mel Lewis Big Band e da Clayton-Hamilton Jazz Orchestra.
Olhando para trás em sua longa e ilustre carreira, Young compartilhou sua filosofia com Heckman. “Eu aprendi muito durante todos aqueIes anos ”, Young declarou. “E eu tentei transmitir a experieência. Praticar todos os dias e com muito prazer.Se você quer se manter atualizado com seu tempo, você tem que se manter com seu instrumento. Quando você toca um arranjo tente sentir o que autor escreveu, porque se você não pode senti-lo , você não será capaz de tocá-lo”.
Como despedida , fiquemos com esta bela exibição de Snooky Young
http://www.youtube.com/watch?v=RlX0b-AJWz4
Fonte : JazzTimes / Lee Mergner
Foto: Nick Ruechel
Nenhum comentário:
Postar um comentário