playlist Music

terça-feira, 24 de maio de 2011

NOVOS BAIANOS – SISTEMA DE BELEZA






No dia 21 de Maio , uma caravana baiana aportará em Londres para fazer música. E boa música. Gershwin, Chopin e Stravinsky estão no repertório da Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (YOBA, em inglês), convidada para o evento Lang Lang Inspires, no Royal Festival Hall. “Costumo dizer que um concerto só é sucesso se resultar em um convite para voltar, e foi o que aconteceu”, diz o pianista e maestro Ricardo Castro, a cargo do grupo de músicos de 13 a 25 anos que foi, no ano passadO, a primeira orquestra juvenil brasileira a se apresentar na Europa.


De volta ao continente, os jovens dividem espaço com o premiado pianista Lang lang, que abriu as Olimpíadas de Pequim. Foi tudo muito rápido. Em quatro anos a Yoba deixou as dúvidas de um começo difícil na Bahia para brilhar na Europa. O projeto é fruto do Programa Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) e segue oS moldes do renomado El Sistema venezuelano. “Começamos numa Bahia, em 2007, muito semelhante à Caracas de 1975. IDH, população, situação precária na música de concerto e muitos talentos à espera de uma oportunidade”, diz Castro. A receita do sucesso, portanto, é só uma e a mesma do El Sistema. “Trabalho, trabalho, e mais trabalho.”


De Londres, os meninos seguem em “turnê”. Em Agosto levarão para Berlim e Genebra, além de Lizt e Chopin, música brasileira, com obra do compositor baiano Wellington Gomes. De volta a São Paulo, tocarão ainda Tchaikowski e Beethoven. Repertório de peso para uma orquestra jovem. Mais a idade não é problema para o maestro. “Quando a primeira nota é tocada, todos são iguais na busca de uma única meta: criar beleza”


Fonte: CartaCapital / Willian Vieira


O concerto apontado nesta matéria já ocorreu e foi um sucesso com demonstra a notícia extraída do blog da Neojibá, que segue :


Sucesso absoluto. Assim pode ser resumido o histórico concerto do último sábado (21.05) realizado pela Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia (YOBA), no Royal Festival Hall, em Londres. Ao lado do pianista megastar Lang Lang e com regência do prodígio venezuelano Ilyich Rivas, a YOBA teve uma performance impecável, tocando em altíssimo nível, e levando todas as 2800 pessoas do teatro completamente lotado a aplaudir de pé - algo incomum na terra da Rainha.


Iniciando o concerto com As Fontes de Roma, de Respighi, a YOBA mostrou a que veio e de imediato impressionou a plateia com a sensibilidade da apresentação. Em seguida, Lang Lang juntou-se à orquestra para uma performance sublime do Concerto para piano e orquestra Nº 2 de Chopin, que chamou a atenção pela perfeição com que foi tocada. Depois de um breve intervalo foi a vez da Suite Pássaro de Fogo de Stravinski levar a plateia às nuvens, com uma execução precisa e exuberante da peça. Para fechar o programa, Lang Lang retornou ao palco para tocar a Rhapsody in Blue, de Gershwin magnificamente, com uma orquestra concentrada e flexível aos "improvisos" perfeitos do astro chinês. Depois de muitos aplausos, todos retornaram para o bis: Tico-Tico no Fubá, de Zequinha Abreu, com um arranjo especial feito pelo tubista da YOBA, Jamberê Cerqueira. Até Lang Lang entrou na brincadeira da coreografia. Na saída do palco, mais animação com o frevo Vassourinhas, com direito a trenzinho, onde o chinês entrou na dança e se despediu, junto com a orquestra, do público extasiado.


Após a apresentação, alguns espectadores chegaram a postar vídeos no YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=JsodkGKV6P0&feature=channel_video_title




http://www.youtube.com/watch?v=Qq7UNB8nspU&feature=relmfu ) e muitos comentaram no Twitter o que acharam do concerto: "Uma noite absolutamente surpreendente e divertida"; "Apresentação realmente maravilhosa. Um bis incomparável. Até os músicos saindo do palco foi entretenimento"; "Concerto histórico em Londres ontem. Lang Lang. Ilyich Rivas regendo. E uma orquestra de jovens da Bahia. Exuberante. Inspirador", "Extraordinário!! Grande successo!!"; "Me sentindo totalmente inspirada depois do concerto de Lang Lang com a YOBA. Maravilhoso", foram alguns dos comentários.


A YOBA foi a primeira orquestra brasileira a se apresentar no Royal Festival Hall - uma das principais salas de concerto da Europa - e também a tocar ao lado do chinês Lang Lang, considerado um dos maiores pianistas da atualidade.







Nenhum comentário: