Frequentemente a função de vocalistas como entes distintos é mantida de forma separada do grupo instrumental. A parceria da cantora brasileira Itamara Koorax com o trio do trompetista suíço Peter Schärli é um raro instante de voz trabalhando como outro instrumento. Koorax está cantando canções, por certo, mas seu trabalho é sempre dentro de um contexto instrumental. Como resultado, este é uma tranquila e ostentosa joia de gravação.
Koorax e Schärli compartilham simplicidade de expressão. O que não quer dizer que os que eles fazem seja ingênuo ou rudimentar. Sua voz etérea ,cantando em português, envolve as canções com maior implicação emocional. Do mesmo modo, o trompete franco, soando robusto o bastante para ser tomado por um cornet, sempre encontra o caminho mais curto para a comunicação musical e emocional. Com uma voz raramente extensa (entretanto uma oitava mais baixa ) que Blossom Dearie, Koorax competentemente invoca concisa grandiosidade na melodicamente sedutora “Setembro” e canta a ritmicamente travessa “Zum Zum” com nenhum exagero discernível. Então ela flutua sobre a balada título com mais brilho musical como em uma conversa de travesseiro. Esta mulher tem múltiplas habilidades.
Schärli tem uma pegada de dinâmica média e entonação claramente encorpada . Ele não atua de forma ritmicamente ornamental como Koorax, mas o contraste do seu minimalismo é um ótimo contraponto para a voz dela.
O pianista Hans-Peter Pfammatter é outro dínamo minimal. Hammering com sua percussividade com um e dois dedos em “Sandalia Dela” primorosamente sugere o carnaval da Bahia sem replicá-lo. Ele nunca sobrepuja e instintivamente deixa espaços para Schärli preencher. Esta banda, e seu grupo de canções, é uma combinação convidativa.
Faixas
1. Fotografia 5:20
2. Sandalia Dela 3:26
3. Setembro 6:21
4. Wedileto 3:33
5. O Grande Amor 8:05
6. Deixa 3:54
7. Para Machucar Meu Coraçao 9:04
8. Zum Zum 6:36
Músicos : Ithamara Koorax - vocal, Peter Schärli - trompete, Hans-Peter Pfammatter - piano,
Thomas Dürst - baixo
Cotação : * * * * ½ (Muito Bom)
Fonte : Downbeat / Kirk Silsbee
Nenhum comentário:
Postar um comentário