playlist Music

segunda-feira, 16 de maio de 2011

ROBERTO MAGRIS QUINTET– MATING CALL (J-Mood Records [(2010])






Apesar do baterista Idris Muhammad ser o único membro do grupo a evocar acenos de reconhecimento nos Estados Unidos, o quinteto do pianista italiano Roberto Magris tem classe e consideração internacional, consistentemente assegurando seu singular valor em “ Mating Call”, o segundo lançamento pelo selo de Paul Collins, Kansas City, J-Mood Records. Magris , também, encabeçou a gravação inicial deste selo , liderando um quarteto (incluindo o falecido baixista Art Davis) em “Kansas City Outbound ( 2007)”.


Três das faixas do álbum ("Optional Man", "Hill of Illusions", "Europlane Blues") foram compostas por Magris, que arranjou as demais. É seguro dizer que a melancólica "Lament" de J.J. Johnson tem soado melhor, convertida por Magris de uma balada para um tempo médio mais suingante com uma subestrutura latina. A balada "Theme for Ernie" foi composta por Fred Lacey, a exótica "Mating Call" por Tadd Dameron para uma sessão com John Coltrane, em 1956, para a Prestige Records. Como peça de resistência, Magris toca saboroso solo de piano na primorosa” Lonely Town" de Leonard Bernstein do musical da Broadway “ On the Town”.


"Theme for Ernie" exibe um dos dois admiráveis saxofonistas do grupo, o tenorista Michael O'Neill e adiciona outro solo eloquente de Magris. Paul Carr toca sax soprano na lírica faixa de abertura, "Optional Man" e "Hill of Illusions", utilizando o tenor nas demais, mostrando notável proficiência em cada instrumento, enquanto a baixista Elisa Pruett é um modelo de perfeito vigor e equilíbrio. Se a excelência musical é mais importante para você do que nomes, confira o quinteto de Roberto Magris. Há chances de você ser prazeirosamente surpreendido.


Faixas: Optional Man; Hill of Illusions; Lament; Theme for Ernie; Mating Call; Europlane Blues; Lonely Town.


Músicos: Roberto Magris: líder, compositor, arranjador, piano; Paul Carr: saxofones soprano e tenor ; Michael O'Neill: saxofone tenor ; Elisa Pruett: baixo; Idris Muhammad: bateria.


Fonte : All About Jazz / Jack Bowers

Nenhum comentário: