playlist Music

domingo, 8 de maio de 2011

ROBERTO MAGRIS QUINTET: MORGAN REWIND: A TRIBUTE TO LEE MORGAN Vol. 1 (2011)








Com seu primeiro lançamento de um CD duplo em tributo a Lee Morgan, o pianista e compositor jazzista, italiano, Roberto Magris apresenta “Morgan Rewind: A Tribute To Lee Morgan Vol. 1”. Um fã de longa data do falecido trompetista , desde seu início modesto nos anos 70, Magris, prazeirosamente, aceitou o desafio proposto por Paul Collins, produtor do selo de jazz de Kansas City, JMood Records, quando este lhe recomendou o projeto. Construindo este desafio singular, Collins também persuadiu o baterista Albert "Tootie" Heath a atuar no quinteto de Magris. Uma legenda no ramo, Heath nasceu e cresceu na Filadélfia junto com Morgan, conheceu-o em sua infância e gravaram vários álbuns juntos. Um aspecto especial deste tributo são as notas do disco em áudio de 12 minutos, onde Collins entrevista Heath, convencendo o baterista a revelar certos aspectos da vida de Morgan e seu tempo com músico de jazz —verdadeiramente uma peça na história desse gênero musical.



"Morgan Rewind” é um impressivo tributo musical a um artista legendário , cuja influência é sentida ainda hoje. Para o talentoso Magris, este projeto é o mais o novo capítulo na sua carreira, que continua a se expandir e prosperar mundialmente. Morgan estaria orgulhoso em relação à forma como o trompetista Brandon Lee reprisa seu papel neste trabalho, enquanto o baterista Heath não demonstra sinais de declínio. O saxofonista Logan Richardson empresta mais que suas frases firmes e a baixista Elisa Pruett mantém o grupo unido com sua soberba base.



Como tributo ao legendário trompetista, este disco contém seis peças de Morgan e um par de composições de Magris , porém abre com uma valsa modal do saxofonista tenor Billy Harper, "Croquet Ballet". Esta foi uma composição apresentada por Morgan em “The Last Session (Blue Note, 1971)”, que veio a ser seu capítulo final. As músicas de Morgan iniciam com uma maravilhosa introdução de Heath da blueseira "Party Time," impulsionada pelo excelente movimento do sax alto de Richardson. "Lee-Too" é a primeira composição de Magris, escrita para Morgan, plena de espirituosidade e mordacidade, cheia de suingue.



Duas das mais celebradas composições de Morgan, "Ceora" e "Hocus Pocus", ganham tratamento especial do trompetista Brandon Lee e Magris, que competentemente demonstra porque é um dos mais finos músicos da Europa. Na afiada e bem balançada, "Mr. Kenyatta", a banda completa atua acalorada e pesadamente nesta composição decididamente hard bop , exibindo um toque firme das baquetas de Heath, excelentes linhas do líder e solidez dos instrumentos de sopro. . Magris compôs um tributo final com "Lee Morganized", finalizando a homenagem com vigor e não com lamúria.



Faixas: Croquet Ballet; Party Time; Desert Moonlight; Lee-Too; Ceora; Hocus Pocus; Eclipso; Mr. Kenyatta; Lee Morganized; Audio Liner Notes.



Músicos: Roberto Magris: piano; Brandon Lee: trompete; Logan Richardson: saxofone alto; Elisa Pruett: baixo; Albert "Tootie" Heath: bateria.


Fonte : All About Jazz / Edward Blanco









Nenhum comentário: