Gravado no Greenwich Village Club em 31 de Agosto e 01 de Setembro de 2009, “Live At Smalls” apresenta o inventivo som do inglês, criado no Canadá e residente em Nova York, Seamus Blake. A carreira do saxofonista tenor inclui participações na Mingus Big Band, BANN e no Victor Lewis Quintet, bem como atações em grupos sob seu comando. “Live At Smalls” encontra Blake liderando um afiado e suingante quinteto em uma série de composições post-bop de sua autoria mais a interpretação de "Stranger in Paradise".
O quinteto destas atuações , também, aparece em “Bellwether (Criss Cross, 2010)”. Os músicos trabalham bem, juntos, tanto como uma banda quanto no formato solista/seção rítmica, sempre complementares em suas abordagens. Blake é um instrumentista robusto, capaz de rápidos e bravios solos acima da média , sem qualquer perigo de perda de controle. Ele ,também , é capaz de ter um som mais romântico e reflexivo , como exibe em "Stranger in Paradise" no seu disco "Consequence".
O guitarrista Lage Lund também impressiona, pela sua precisa e cristalina pegada e seu fluido e melódico som. Os solos de Lund em "Subterfuge" e "Amuse Bouche" são exemplos adoráveis destas qualidades, produzindo bem merecidos gritos de prazer da plateia.
A compacta e flexível seção rítmica suporta os trabalhos de líder de Blake e Lund com talento . Bill Stewart e Matt Clohesy montam elegantes ritmos nas baladas e de forma similar nas músicas mais agitadas. A bateria de Stewart está à frente da combinação —ocasionalmente distante da linha de frente em detrimento do som do baixo de Clohesy. O amplo acompanhamento do pianista David Kikoski é sempre efetivo , enquanto seu trabalho solo em "Consequence" e sua interação com Blake em "Stranger in Paradise" são líricos e românticos.
“Live At Smalls” documenta um quinteto no topo da forma diante de uma plateia reconhecedora. A produção de Spike Wilner assegura que a atmosfera do show ao vivo perpasse todo o álbum, dando um real senso de “jazz como acontece” no tradicional espaço.
Faixas: Subterfuge; Amuse Bouche; Consequence; Stranger in Paradise; Fear of Rooming.
Músicos: Seamus Blake: saxofone tenor; Lage Lund: guitarra; Dave Kikoski: piano; Matt Clohesy: baixo: Bill Stewart: bateria.
Fonte : All About Jazz / Bruce Lindsay
Nenhum comentário:
Postar um comentário