playlist Music

domingo, 29 de maio de 2011

WALT WEISKOPF - WALT WEISKOPF: QUARTET LIVE (2011)






Além de ser o tenorista no palco com Steely Dan, Walt Weiskopf é primeiro e notavelmente um prolífico artista solo. Com cerca de 15 gravações aclamadas pela crítica como líder, Walt não é alguém que descansa em lauréis colecionados ao longo dos anos, tocando ao lado de legendas como Buddy Rich, Frank Sinatra, Toshiko Akiyoshi e The Vanguard Jazz Orchestra. Como um dos principais músicos de jazz com voz pós-Coltrane no saxofone, o tenor de Weiskopf soa singularmente , quase lastimoso e capaz de provocar incêndios . Como Coltrane, Weiskopf ostenta um comando virtuoso do instrumento conforme evidenciado em seuS complexos , excitantes e incomuns solos livres.


Que Weiskopf é um saxofonista dos saxofonistas está evidenciado na gravação de seu primeiro álbum solo na convenção bianual dos saxofonistas norte-americanos ( North American Saxophone Alliance). Se exibindo para uma plateia que não é facilmente impressionável , seu quarteto se apresenta com vigor , cortesia das estelares composições e arranjos suportados por uma seção rítmica de classe internacional. Devido ao precoce falecimento do brilhante baterista do quarteto, Tony Reedus, “Walt Weiskopf: Quartet Live” é dedicado ao homem e seu legado. Oferecendo um pano de fundo harmonicamente rico com dedos ágeis e solos inventivos, o piano de Renee Rosnes brilha através do espectro sônico com graça e sutileza, enquanto Reedus e o baixista Paul Gill controlam uma sólida e firme pegada .


A imprevisibilidade das composições de Weiskopf é admirável. Iniciando o álbum está "Man of Many Colors", que soa como uma versão acústica de uma música que poderia ser encontrada em um disco do Weather Report . Entretanto, uma vez que a melodia finda, firme e eficientemente , a combustão do straight-ahead inicia. O medley, consistindo de "Dizzy Spells" de Rosens e "Jay Walking" de Weiskopf, explora um terreno beatificamente no topo com a progressão do acorde do standard do jazz "Con Alma". O grupo vai mais além com "Scottish Folk Song" , cuja sombra é o distinto folk-jazz ouvido no seminal selo europeu ECM. Estas composições originais, combinadas com poucos standards, conduz o álbum que é uma deliciosa mistura de uma sessão de sopro e uma atrativa exibição composicional.


Faixas: Man of Many Colors; Little Minor Love Song; Dizzy Spells / Jay-Walking; Blues in the Day; Scottish Folk Song; Blame It on My Youth; Love for Sale; Breakdown.


Músicos: Walt Weiskopf: saxofone tenor; Renee Rosnes: piano; Paul Gill: baixo; Tony Reedus: bateria.


Gravadora: Capri Records


Estilo: Jazz Moderno


Fonte : All About Jazz / Doron Orenstein

Nenhum comentário: