
The National Endowment for the Arts (NEA) escolheu os cinco ganhadores do prêmio NEA Jazz Masters de 2012, a mais alta honraria do jazz dos Estados Unidos. A distinção será concedida ao baterista, tecladista e compositor Jack DeJohnette, ao saxofonista Von Freeman, ao baixista, compositor e educador Charlie Haden (na foto), à vocalista e educadora Sheila Jordan e ao educador, trompetista, flugelhornista, compositor e arranjador Jimmy Owens. Owens receberá o A.B. Spellman NEA Jazz Masters Award pela sua atuação em defesa do Jazz.
Cada um dos cinco ganhadores levará para casa a quantia de $25,000 e serão publicamente homenageados na cerimônia anual da NEA Jazz Masters e o concerto será realizado na sede da Jazz at Lincoln Center localizada na Frederick P. Rose Hall em Nova York.
“Estes artistas representam o mais alto nível artístico e temos o prazer de reconhecer seus feitos” declarou o presidente da NEA, Rocco Landesman, em um informe que circulou na mídia. “Através das contribuições destes artistas , nós temos sido desafiados , ilustrados e cativados, e nós agradecemos por eles devotarem suas carreiras para expandir e suportar as suas formas de artes”
“ O jazz é considerado por muitos como um dos maiores presentes culturais da América do Norte para o mundo” , disse Wayne S. Brown, Diretor para Música e Opera da NEA. “Estes artistas estão sendo reconhecidos por suas extraordinárias contribuições para o desenvolvimento da arte e servindo como mentores para uma nova geração de jovens aspirantes a músicos de jazz”.
Os perfis completos dos cinco ganhadores estão postados no website da NEA Jazz Masters.
Assistam a uma apresentação de Charlie Haden no vídeo abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=NCkPVJ0-cME
Fonte : JazzTimes / Jeff Tamarkin
Nenhum comentário:
Postar um comentário