playlist Music

domingo, 12 de junho de 2011

RALPH ALESSI AND THIS AGAINST THAT – WIRY STRONG (2011)






Nascido fora dos experimentos do M-Base , no laboratório do jazz situado no Brooklyn nos anos 1990, o trompetista Ralph Alessi tem sempre parecido ser um instrumentista pouco ambicioso. Nunca desejando ardentemente as luzes dos refletores , ele parece satisfeito em se voltar para sólidos e deliberados esforços que não cortejam a lisonja. Talvez seja sua delicada natureza, mas que não deve considerada pelos seus companheiros músicos, que sempre o convidam para atuar. Como é o caso de gente como Fred Hersch, Uri Caine, Jason Moran, Don Byron e Sam Rivers , para citar alguns dos mais significantes instrumentistas nos últimos anos.



Um dos seus contínuos projetos , This Against That, é um um bem pensado trabalho com graduados seguidores do M- Base , Ravi Coltrane e Andy Milne. Esta turma tem colaborado nos projetos de cada um na última década e compartilham uma similitude discreta de fazer música.


Como em “Cognitive Dissonance (Cam Jazz, 2010)”, Alessi utiliza Milne e o baixista Drew Gress, porém adiciona Coltrane e o baterista Mark Ferber. “Wiry Strong” é composto por 15 faixas, quatro das quais compõem um pequeno grupo de improvisações construídas para complementar os trabalhos composicionais remanescentes de Alessi. De acordo com seu esquema composicional, a música é completamente cuidadosa com o ambiente. Alessi descreve cenas modestas onde os músicos interagem, usualmente em dupla. O trompete e o baixo primeiro trocam linhas musicais em "A Dollar In Your Shoe", além do saxofone e do piano, enquanto Ferber energiza o espírito da coisa. Em "20% of the 80%" o piano e o baixo estão em passo de marcha conjunta, enquanto a faixa título tem um toque cortante do trompete e exercícios da bateria. Alessi evita o esquema tema-solo-tema para esta variada degustação de sons e posturas. Coltrane é um perfeito colaborador para esta apresentação, tecendo seu som para o humor que está à mão. Cada peça não é facilmente perceptível , revelando ela mesma não uma arte ruidosa, mas uma bem esboçada e perspicaz forma de contar uma estória.


Faixas: Clown Painting; Station Wagon Trip; Pudgy; Medieval Genius; Halves and Wholes; Racy Banter; A Dollar In Your Shoe; Humdrum; 20% of the 80%; Sock Pupperter; Ira; Celebrity Golf Classic; Cobbs Hill; Bizarro-World Moment; Wiry Strong.


Músicos: Ralph Alessi: trompete; Ravi Coltrane: saxofone; Andy Milne: piano; Drew Gress: baixo; Mark Ferber: bateria.


Gravadora: Clean Feed Records


Estilo: Modern Jazz


Fonte : All About Jazz / Mark Corroto







Nenhum comentário: