Este recital de canções de Michel Legrand é um projeto cuidadoso das musicalidades refinadas de Roger Davidson e David Finck para uma embalagem de primeira classe de um CD , com as notas do disco escritas por James Gavin e o som imaculado do engenheiro Roy Hendrickson. Davidson é um pianista clássico e compositor que passou para o jazz no meio da carreira e veio a ser um articulado improvisador. Aqui ele esbanja seu conhecimento harmônico sobre as ricas e elegantemente moduladas progressões de Legrand.
Cada faixa é cuidadosamente concebida e completa. No momento em que o baixista David Finck entra em “The Easy Way” e tranquila e dramaticamente passa para “What Are You Doing the Rest of Your Life?” há luminosos acordes na travessia. “The Summer Knows” com Finck prolongando a ânsia com o uso do arco é simplesmente adorável.
Mas alguma coisa está faltando. As trilhas sonoras de Legrand com pungência, comoção , canções de amor agridoces, que alteram as percepções emocionais de quem as escuta. Quando Davidson toca, duas vezes, “Les Parapluies de Cherbourg” (“I Will Wait for You”), seu toque compacto e nobre (mesmo formal) fraseado coloca-o em um patamar de alguém que extrai ternura da canção. Quando Blossom Dearie cantou “La Valse des Lilas” (“Once Upon a Summertime”), foi de forma impecavelmente efêmera e romântica. A versão de Davidson é bela, mas bastante formal, e majestosamente interpreta a frágil epifania da memória. A parte da performance que chega mais próximo é o conciso e arrebatador solo de Finck.
O mais esssencial trabalho pianístico de interpretações de Legrand é “Grand Piano” de Renato Sellani pela Philology. Sellani não pode ler a a música de Legrand, porém a toca como tivesse internalizado as misteriosas verdades do coração.
Faixas
1 Les Parapluies de Cherbourg
2 La Valse des Lilas
3 Les Enfants Qui Pleurent
4 The Summer Knows
5 Watch What Happens
6 His Eyes, Her Eyes
7 The Easy Way/What Are You Doing the Rest of Your Life?
8 The First Time
9 You Must Believe In Spring
10 Look
11 Je Vivrai Sans Toi
12 How Do You Keep the Music Playing?
13 Les Parapluies De Cherbourg (Piano Solo)
Fonte : JazzTimes /Thomas Conrad
Nenhum comentário:
Postar um comentário