playlist Music

quarta-feira, 29 de junho de 2011

T.K. BLUE – LATIN BIRD










Em “Latinbird”, que é exatamente o que quer ser dito, o saxofonista alto T.K. Blue tem a receita certa. Ele pega algumas grandes canções de Charlie Parker (mais dois originais e “’Round Midnight”), e faz uns arranjos latinos bem espertos e com todas as diversidades, e congrega um grupo de qualidade formado pelo pianista Theo Hill, pelo baixista Essiet Okon Essiet, pelo baterista Willie Martinez e pelo percussionista Roland Guerrero para executá-los . Isto faz o álbum parecer completamente confortável? . Para iniciantes, o material é bem ajustado, de tal forma que há pouco o que fazer com ele. A obra de Bird tem sido apresentada em forma de Latin Jazz, não menos do que pelo próprio Bird, de forma que não há nenhuma novidade aqui. Uma versão com tempero caribenho de uma música chamada “Barbados”? Quem imaginaria?. E o novo entendimento ganho de uma versão direta de uma leitura latina de “Donna Lee” ou “’Round Midnight”?




Mais especificamente, as performances são genéricas. A salsa no piano de Hill (“Chi Chi”, “Buzzy”) é envelhecida, como é a interação rítmica entre Martinez e Guerrero (“Visa” ,“Bluebird”). Blue executa alguns bons trabalhos solo, notavelmente em “Si Si”, ainda que nada novo ou imprevisível. A marca do baterista convidado, Lewis Nash, é em grande medida desperdiçada no acomodado acompanhamento em “’Round Midnight” e em um solo sem vida em “Moods of Parker”, uma versão que se imagina de “Parker’s Mood”. O trombonista Steve Turre, por outro lado, providencia uma audível atuação, especialmente com suas conchas em “Chi Chi”. Ainda assim, a melhor descrição para “Latinbird “ é “profissional”. Nada mal, você pode dizer, mas este termo, em jazz, frequentemente é traduzido como medíocre.




Faixas: Chi Chi; Si Si; Visa; Bluebird; Round Midnight; Barbados; Steeplechase Moods of Parker; Donna Lee; He Flew Away Too Soon; Buzzy.




Músicos: T.K. Blue: compositor, arranjador, saxofone alto e flauta; Steve Turre: conchas e trombone (1, 2, 4); Lewis Nash: bateria (5, 8, 10); Theo Hill: piano; Essiet Okon Essiet: baixos elétrico e acústico; Willie Martinez: bateria (1-4, 6-9); Roland Guerrero: percussão(1-4, 6-9).







Gravadora : Motema Music




Estilo : Straightahead/Mainstream




Fonte : JazzTimes / Michael J. West






Nenhum comentário: