Às vezes o título de um álbum conta todas as coisas que você necessita saber. “Songs of Mirth and Melancholy” é uma verdadeira advertência, uma concisa e aguçada descrição do que esta gravação oferece. Mas o título sozinho não vai longe o bastante em transmitir o nível de elegância e intimidade desta colaboração entre o saxofonista Branford Marsalis e o pianista Joey Calderazzo em seu quarteto regular. Desde sua entrada na banda em 1998, quando ele substituiu o falecido Kenny Kirkland, Calderazzo tem desenvolvido consistentemente sua perspicácia como instrumentista e adicionando a maturidade do seu estilo composicional , significamente, à amplitude do quarteto. Calderazzo tem, também, lançado vários álbuns como líder, que reafirmam sua capacidade.
Neste trabalho em duo livre, os músicos brilham. Mas não há nenhum esteio aqui , nenhuma competição pungente, só uma visão singular. “One Way” de Calderazzo, uma das canções de “mirth (alegria)” , inicia a sessão .Uma brincadeira boogie que estabelece a simplicidade do encontro de notas em um tempo adequado. O primeiro número de “melancholia (melancolia)” segue com “The Bard Lachrymose” de Marsalis. Uma melodia que flui livremente, pesarosa e imponente , e a disposição projeta-se em torno, em pequeno número : “Face on the Barroom Floor” de Wayne Shorter mantém a ambiência do tempo lento e pacifica a versão do período final do Weather Report , ainda administra para reproduzir a mesmo sombrio despojamento.
Marsalis passa a maior parte do seu tempo tocando o saxofone soprano com sucesso. A entonação mais alta do instrumento permite alcançar uma fragilidade apropriada em faixas, tais como “Die Trauernde” de Brahms e “Hope” de Calderazzo. Posteriormente, o vívido alto registro de Marsalis vibra como uma pegada do violino de Stephane Grappelli. O final chega com a vertiginosa “Bri’s Dance”, tendo o duo criado um indelével vínculo.
Faixas: One Way; The Bard Larchrymose; La Valse Kendall; Face On the Barroom Floor; Endymion; Die Trauernde; Hope; Precious; Bri's Dance.
Músicos: Branford Marsalis: saxofones; Joey Calderazzo: piano.
Gravadora : Marsalis Music
Estilo: Jazz Moderno
Fonte : JazzTimes /Jeff Tamarkin
Nenhum comentário:
Postar um comentário