playlist Music

quarta-feira, 27 de julho de 2011

ITAMAR AO LADO DE JOÃO






A Voz na Canção Popular Brasileira (Um Estudo Sobre a Vanguarda Paulista)


Regina Machado


Ateliê Editorial, 136 pags., R$ 30,00




A música paulista independente dos anos 80 fez público considerável e ganhou prestígio, mas ainda não havia sido presenteada com uma reflexão estético-artística sobe o legado junto à mais fina tradição da canção brasileira . A professora da UNICAMP, Regina Machado, faz isto agora. Também cantora , ela coloca ao lado de intérpretes consagrados como Mário Reis, Carmen Miranda e João Gilberto os músicos Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Luis Tatit, Ná Ozetti, Tetê Spíndola e Suzana Salles, para citar alguns dos intérpretes selecionados nesse estudo.


Canções emblemáticas da época como Nego Dito, de Itamar Assumpção,Sabor de Veneno, de Arrigo Barnabé, e Canção Bonita, de Luiz Tatit, foram analisadas nessa dissertação de mestrado segundo a semiótica greimasiana , fundamentação teórica aprendida ns aulas de Tatit, que Regina frequentou como aluna ouvinte na Universidade de São Paulo . Técnicas de fonoaudiologia e as experiências com alunos foram outros recursos usados por Regina na análise sobre o canto que traz contribuição importante para os estudos sobre técnica vocal e utilização da voz na canção popular.


Em A Voz na Canção Popular Brasileira, a autora pesquisou dos primeiros fonogramas da história da canção urbana, nos anos 20 e 30, até as referidas interpretações da vanguarda paulista. Mais interessante é o segundo capítulo, dedicado à apresentação da cena musical na São Paulo dos anos 80. Ele possibilita conhecer ou recordar aquele mo(vi)mento surgido no Teatro Lira Paulistana , um disputado porão musical da rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros. Não fosse a aridez da linguagem acadêmica, com narração distante do leitor por estar na terceira pessoa do plural , o livro teria mais sabor e não se restringiria a um público de estudantes de comunicação, cantores e compositores.


O tema é muito bom, e, além disso, a legitimidade estética criada pela música alternativa paulista se consolidou no cenário musical brasileiro.


Fonte : CartaCapital / Caio Amoroso













Nenhum comentário: