
O segundo projrto do saxofonista israelense Shauli Einav, e residente em Nova York desde 2008 e a um ano de passar dos 30, como líder, atesta sua imersão da tradição do bebop, enquanto revela uma viçosa e original linguagem. Acompanhado por um formidável e consistente grupo constituído pelo pianista Shai Maestro, pelo trombonista Andy Hunter, pelo baixista Joseph Lepore e pelo baterista Johnathan Blake, Einav apresenta oito composições próprias marcadas pelo senso de urgência e implacável suingue. Ele também apresenta uma inovativa interpretação de eternas canções folclóricas israelenses
Einav invoca sua pátria na escolha dos titulos das músicas, na substância do tema e no mau humor da paisagem sonora da sua música, vindo do melancólico , conflitante e trágico para o puramente inspirador e edificante , às vezes dentro da mesma composição . “Jerusalem Theme” abre com um tempo potente e uma divertida interação entre Einav e Hunter, conduzindo uma doce e cativante melodia. O sax e o trombone continuam brilhando através da canção e variando os graus de intensidade. O solo de Maestro no teclado eletrificado nórdico reflete a progressiva dimensão da cidade. “Kavana” ( Intenção em hebraico) é outro poderoso condutor postbop ; “Naama” ,uma balada dedicada à esposa de Einav, ilustra a sua calorosa e terna entonação , que é complementada pelo elegante trabalho das vassourinhas de Blake.
A pesadamente suingante “The Damelin” é um vulcânico solo de Hunter e um excitante diálogo entre Maestro e Blake. O criativo trabalho de Einav em“Hayu Leilot” traz este clássico dos anos 40 para o presente com a manifestação da melancólica melodia passando para a vibrante e pulsante interação do grupo. Estas intricadas e harmonicamente ricas composições oferecem a destreza e expressividade do líder, bem como deixa amplo espaço para o brilho dos seus companheiros de banda.
Faixas
1 -Jerusalem Theme8:52
2 – Kavana 6:50
3 – Naama 8:26
4 - The Damelin 8:46
5 - Hayu Leilot 11:26
6 – Interlude 1:09
7 - New Era Ballad 9:54
8 – Shavuot 6:27
9 – Coda 1:31
Assistam ao video abaixo para conhecer um pouco deste belo trabalho
http://www.youtube.com/watch?v=dmoGfGQGypU
Fonte: JazzTimes / Sharonne Cohen
Nenhum comentário:
Postar um comentário