playlist Music

segunda-feira, 11 de julho de 2011

STANLEY COWELL – PRAYER FOR PEACE (SteepleChase)






O pianista Stanley Cowell não lançou um álbum ao longo de uma década, mas suas atividades no campo educacional na Rutgers University tem mantido sua destreza como solista e aguçado líder. Quando ele interpreta o clásico de Benny Carter, “When Lights Are Low”, seu fraseado, sua entonação e uso do espaço são impecáveis. O baixista Mike Richmond (também um forte solista aqui) e o baterista Victor Lewis o impulsiona em cada passo , provando que o pesado suíngue do trio nunca está fora de moda.



A filha de Cowell de 20 anos , Sunny, colabora com a banda do pai em grande parte desta sessão, alternadamente tocando viola e cantando. A mais jovem Cowell herdou o senso intuitivo do seu pai no seu instrumento.Ela adiciona texturas exóticas em “Asian Art Suite”, que Stanley compôs após assistir uma exibição da Philadelphia Museum of Art. Na suite “Blues for Rama”, o toque de Sunny é promissor , se for, também, um pouco experimental (A suíte e “Chirality” demonstra melhor a profundidade de Stanley Cowell como compositor).



As faixas com o vocal de Sunny não vão muito bem. Sem dúvida ela possui um forte conjunto de artimanhas e inclina-se para confortáveis truques em “Today, What a Beautiful Day”. Porém a notas do disco chama sua voz de "doce como marshmallow”, que é parte do problema. Uma voz precisa um pouco mais de profundidade para despir uma letra como “You’re so blind/You’re so cold/You’re so jive” ou, por outro lado, na poderosa canção sobre os líderes anti-apartheid (“Stealing Gold”). Ela se sai melhor em sua composição “Time Can Only Tell”, que revela sua juventude nesta letra melancólica.

Fonte : JazzTimes / Mike Shanley

Nenhum comentário: