playlist Music

sábado, 6 de agosto de 2011

THE NEW GARY BURTON QUARTET – COMMON GROUND






Gary Burton é um dos três ou quatro mais importantes vibrafonistas na história do jazz. Mas, nas últimas cinco décadas seus melhores discos têm sido em colaboração com outras grandes figuras como Chick Corea, Pat Metheny e John Scofield, não com seus próprios grupos.


Em “Common Ground”, o “New Quartet” de Burton apresenta virtuosidade individual e química coletiva . As linhas da guitarra de Julian Lage e a sonoridade do líder entrelaçam-se intimamente. As ideias intrigantes e concisas de Lage estão gravadas no ar. O baixista Scott Colley faz a banda soar de forma inteligente , ardente e compromissada. O baterista Antonio Sánchez traz nova e aguçada energia para a música de Burton.


“Common Ground” tem incomum extensão de sonoridade elegante, disposição e estrutura para um disco de Burton, em parte por causa da contribuição dos quatro instrumentistas com composições que refletem suas contrastantes personalidades. “Did You Get It?” de Sánchez é um blues assimétrico pós-moderno que reduz a velocidade apenas para as misteriosas pausas do baterista. Poucos grupos suingam em 7/4 graciosamente como em “Never the Same Way” de Colley. “Etude” de Lage soa como clássico. O compositor e Burton conjuntamente resolvem o intricado quebra cabeça. “Was It So Long Ago?” de Burton é um tango dramaticamente tranquilo.


Porém a peça mais memorável é uma inesperada escolha da banda por um pensamento revigorado. Lage inicia “My Funny Valentine” sozinho e toma para sempre a canção , demandando escalas brilhantes e fluindo em planos livres e ,finalmente, sugerindo a a melodia nos acordes. Depois , Burton e Colley meditam sobre fragmentos reservadamente relacionados ao objeto à mão. É divertido ao final quando as ambiguidades são cristalizadas dentro da clareza do estilo, e Burton e Lage tornam explícito o reconhecimento a “My Funny Valentine”. Notavelmente, a entrega desta banda ao pensamento inovador tem espaço para um romantismo desavergonhado


Gravadora - Mack Avenue Records


Estilo: Straightahead/Mainstream


Faixas: The Late Night Sunrise; Never the Same Way; Common Ground; Was It Long Ago?; Etude; Last Snow; Did You Get It? My Funny Valentine; Banksy; In Your Quiet Place.


Fonte : JazzTimes /Thomas Conrad

Nenhum comentário: