Neste novo álbum, “Parting Shot”, o subestimado guitarrista Steve Khan continua explorando uma sensibilidade latina e reúne seu quarteto da década de 90 ,”Eyewitness”, com o baixista Anthony Jackson, o baterista Dennis Chambers e o percussionista Manolo Badrena, adicionando Marc Quinones (timbales) e Bobby Allende (congas). Os atrativos ritmistas permitem a Khan apegar-se aos ritmos para um par de composições de Ornette Coleman— a abertura com arranjo de “Chronology”, uma animada apresentação de “Blues Connotation”—e uma excursão elevada em “Bye-Ya” de Thelonious Monk, porém sete composições do guitarrista falam com melhor modulação rítmica. Seu acorde modelo de abertura em “Change Agent” estabelece oito minutos de contagiante enlace, e o vocal de Badrena providencia um contraste suavizante para a furiosa percussividade intermitente na pegada do encerramento em “Just Deserts”.
Mas a faixa central do CD é “Maria Mulambo” com duração de 10 minutos. A faixa inicia com Khan tocando ritmicamente à la James Brown (imagine “Doin’ It to Death”), porém a lenta entonação suporte apresenta uma insistente tendência Afro-Cubana em 6/8. Badrena canta os versos em português , e os diversos percussionistas providenciam persistente estrépito , inclusive verbal, resultando em sentimento de festa de rua. Semelhante topografia é impulsionada através do disco pela seção rítmica sonoramente excitante de Jackson e Chambers, que parece inspirar Badrena no apogeu do Weather Report no final dos anos 70. Se isto é realmente o tiro de partida para a metade da década através da fase do jazz latino, ele e seus companheiros fizeram uma demonstração muito forte.
Faixas: Chronology; Los Gaiteros; Change Agent; Bye-Ya; María Mulambo; Influences Peddler; When She's Not Here; Blues Connotation; Zancudoville; Just Deserts.
Músicos: Steve Khan: guitarra; Anthony Jackson: contrabaixo; Dennis Chambers: bateria; Manolo Badrena: percussão, voz (5, 10); Marc Quiñones: timbale, bongô, percussão; Bobby Allendes: conga; Rob Mounsey: teclados (9), orquestração (2, 4, 6 7); Tatiana Parra: voz(6), Andrés Beeeuwsaert: voz (6).
Fonte : JazzTimes / Bill Meredith
Nenhum comentário:
Postar um comentário