playlist Music

domingo, 18 de setembro de 2011

DOMINICK FARINACCI – DAWN OF GOODBYE (2011)






Após gravar sete CDs para lançamento no Japão, o trompetista formado pela Julliard School, Dominick Farinacci, finalmente mergulhou no mercado norte-americano da música com “ Lovers, Tales & Dances (Koch 2009)”. Embora aquele álbum tenha encontrado algum sucesso, comercial e, artísticamente, não teve o poder de apresentar uma verdadeira fotografia da personalidade e do seu talento artístico. A participação de um grupo de estrelas, um amplo e internacional conjunto de canções, e a presença de cordas , o colocou dentro de um refinado trabalho, porém o álbum encontrou Farinacci indo em várias direções . A direção mais consistente neste “ Dawn Of Goodbye”, é ,de longe, a melhoria da capacidade deste empolgante trompetista de 28 anos em pleno processo de ascensão.


Farinacci estabelece o programa em torno de standards e poucas composições próprias e, embora a capa apresente uma imagem sombria à la Chet Baker, não tem obrigação com qualquer simples influência , sonoridade ou estilo. Seu trompete pode ser murmurante como uma qualidade vocal ("Lover Man"), blueseiro com uma margem sensual ("Dom's Blues" e "Willow Weep For Me"), ou dissimulado e sedutor ("I Concentrate On You"). Alguns dos standards estão cintilantes com uma relaxada cobertura percussiva ("You Don't Know What Love Is"), enquanto outros brilham por causa dos arranjos ("It's Alright With Me"), porém são todas peças bem batidas, indiferentes às individualidades do grupo e atributos individuais distinguíveis, soam como se eles tivesse um corte similar de uma mesma roupagem.


Os standards devem ajudar a vender o disco , mas os originais falam do perfil de Farinacci como compositor. Sensibilidades sombrias são misturadas com um toque hispânico na sua "Midnight Embrace", e o senso nostálgico que percorre a deslumbrante faixa título ajuda a transformá-la na música destacada do CD. Enquanto as peças podem ser atrativas para fãs do jazz mais tradicional ou amantes do jazz contemporâneo, "Dom's Blues" de Farinacci com a vibração da antiga escola de New Orleans move-se para o lado mais tradicional do jazz. O pianista Jonathan Batiste e o baixista Ben Williams fazem uma das suas duas aparições nesta faixa, em que cada um parece aproveitar a oportunidade de retornar ao blues. A versão bônus não listada de "Moanin'" de Bobby Timmons com sua atitude “ deixa tudo à mostra” , também prova ser um ponto alto do álbum.


É raro ouvir um artista que pode balancear sutileza e ardor, mas Farinacci é a porção certa, misturando classe, charme, bom gosto e destreza em medidas iguais em “Dawn Of Goodbye”.


Assistam ao vídeo abaixo para conhecer um pouco deste belo trabalho


http://www.youtube.com/watch?v=xu-iYYVAffg



Faixas: You Don't Know What Love Is; It's Alright With Me; I Concentrate On You; Dom's Blues; Midnight Embrace; Lover Man; Willow Weep For Me; Windshadow; Dawn Of Goodbye.


Músicos: Dominick Farinacci: trompete, flugelhorn; Dan Kaufman: piano (1-3, 5, 6, 8, 9); Yasushi Nakamura: baixo(1-3, 5, 6, 8, 9); Carmen Intorre: bateria (1-4, 6-9); Keita Ogawa: percussão (1, 2, 5, 8, 9); Jonathan Batiste: piano (4, 7); Ben Williams: baixo (4, 7); Guilherme Monteiro: violão (3).


Gravadora: eOne Music


Estilo: Straightahead/Mainstream


Fonte : All About Jazz / Dan Bilawsky




Nenhum comentário: