playlist Music

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ORQUESTRA AFRO SINFÔNICA E JURANDIR SANTANA NA BARROQUINHA

























O título da matéria pode causar calafrios em alguns soteropolitanos. Afinal a Barroquinha, famosa pelo seu terminal de ônibus, faz parte da área decadente do centro de Salvador. Mas como é uma cidade de contrastes, é lá que fica o Espaço Cultural da Barroquinha,vizinho ao sempre frequentado Espaço de Cinema UNIBANCO, criado nas antigas dependências da Igreja Nossa Senhora da Barroquinha, construída no século XVIII e quase destruída em um incêndio em Março de 1984. A área foi cedida pela Igreja Católica à Prefeitura Municipal do Salvador – PMS, mediante convênio, para fins específicos de cultura. A Fundação Gregório de Matos - FGM, ligada à PMS e com patrocínio da PETROBRAS através da Lei de Incentivo à Cultura, executou ampla reforma, recuperação e restauro das ruínas da Igreja. O Espaço Cultural da Barroquinha foi entregue ao público em Março de 2009 e vem abrigando diversos eventos culturais. A FGM cede o espaço, equipamentos e técnicos, enquanto os artistas ficam responsáveis pela produção e divulgação dos eventos.



O espaço tem capacidade para receber espetáculos de teatro, dança e música e conta com uma estrutura que inclui área para apresentações e plateia para 135 espectadores. Possui também uma sala de administração, foyer, camarins com sanitários exclusivos, área para exposições, memorial e um café de apoio aos eventos, que hoje tem como gestor a Cantina da Lua.



Pois foi neste local, que assisti ,na noite passada, um belíssimo show da Banda Afro Sinfônica sob a batuta do pianista Ubiratan Marques, que mescla criativamente os ritmos afros com elementos da música erudita e do jazz, usando vozes, que merecem destaque. Alguém pode pensar na Rumpilezz, mas o trabalho é distinto, inclusive usando dois baixos, um dos quais Marcos Carvalho, mantendo, porém, a mesma qualidade musical. Bira Marques tem como parceiro em algumas canções com belas letras, Mateus Aleluia, ex integrante do grupo Os Tincoãs, que é o diretor artístico, e deu uma canja, das doze apresentações da Orquestra no local, iniciadas em Julho e que seguem até Dezembro . E, para completar a beleza do espetáculo, tivemos a participação especial de Jurandir Santana na guitarra. Simplesmente fantástico. Quem foi não se arrependeu.















As próximas apresentações da Orquestra ocorrerão nas seguintes datas: 10 e 24/10, 07 e 21/11 e 05 e 19/12, às 19h30min, com ingressos a R$10,00 (interira) e R$ 5,00 (meia).










Nenhum comentário: