playlist Music

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

WOLFGANG MUTHSPIEL - DRUMFREE (2011)






Wolfgang Muthspiel é um hipnótico e competente guitarrista que parece ter uma predileção para explorar trabalhos sem percussão. Seu álbum anterior, “Live At The Jazz Standard (Material Records, 2010)”, foi um tecnicamente impecável duo de guitarra com Mick Goodrick e , em algumas formas, “Drumfree” é uma extensão natural das ideias pesquisadas no disco. Mas aqui há intensidade emocional adicionada pouco contemplada anteriormente. Junto ao saxofonista Andy Sherrer e ao baixista Larry Grenadier, o trio explora variações dentro do teritório tonal, enquanto usa a guitarra e o baixo para prover o embelezamento dos ritmos inventivos normalmente delegado à bateria. Adicionalmente, os arranjos providenciam uma amplitude agradável que o trio lentamente constroi em cada música dentro de uma completa afirmação musical.


Esta, já imediatamente aparente a partir da primeira faixa , "Ibrahim", onde Muthspiel encontrou um parente musical em Sherrer. Não só cada músico utiliza a franqueza do acompanhamento musical para os hábeis efeitos harmônicos , além do que o estilo sussurrante é de um perfeito grande saxofonista, cujo estilo é um grande ornamento para a combinação da tendência de Muthspiel para acordes arpejantes e toque como harpa. Outra vez no som angular de "Tribal Games" ,a guitarra e o saxofone movem-se do suporte mútuo para um desafio improvisacional , porém com a adição do baixo de Grenadier incrementando mais tensão aos solos antes de dar direção ao seu sempre capacitado suporte. "Double Blues" encontra o trio explorando um vasto formato do blues, com Muthspiel tocando um impressivo jogo estilístico, assim como ele explora linhas do post-bop antes de iluminar dois ou três compassos com toques de som agudo, só para ,então, voar para um tema exploratório que de qualquer maneira ajusta-se perfeitamente dentro do modelo padrão do blues. É um estudo estimulante de valor técnico e emocionalmente veraz.


Tomado como um todo, “Drumfree” é notavelmente sedutor dado seu valor musical. Cada músico dá às músicas apenas total elasticidade tonal , sem voar fora da astrofísica musical . Porém, mais notavelmente, há um sentimento impressionista completo no álbum reminiscente às mais intimistas gravações do pianista Bill Evans . Há um toque melancólico aqui, uma sutil benevolência harmônica lá. Embalando, junto, estas linhas de habilidade e expressão, Muthspiel, Sherrer e Grenadier lançaram “ Drumfree”, um memorável álbum instrumental.


Faixas: Ibrahim; Tribal Games; Sunspot; Double Blues; This Over That; Ralphone; The Palace (To Wena); Looking For Elba; Raumzeit.


Músicos: Wolfgang Muthspiel: guitarra; Andy Scherrer: saxofone; Larry Grenadier: baixo.


Gravadora: Material Records


Estilo: Jazz Moderno


Fonte : All About Jazz / Jack Huntley




Nenhum comentário: