playlist Music

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ANTONIO ADOLFO - CHORA BAIÃO (2011)






Chora Baião (Cry, Baiao) explora a influência das danças europeias, da música fina (choro) e o toque mouro do ambiente da Península Ibérica (baião),na música brasileira em uma luminosa e ricamente melódica interpretação do artista brasileiro Antonio Adolfo. Um importante compositor, músico e expoente do gênero, o pianista é também um educador profissional, no que diz respeito à música brasileira, jazz e até pop na Antonio Adolfo School of Music em Hollywood, Flórida, uma escola de música experimental brasileira.


Os elementos do Choro e Baião são o foco principal do álbum, delineada a partir de dois modernos compositores brasileiros cujo corpo dos trabalhos encarnam os estilos aqui apresentados. Adolfo inclui três peças ("A Ostra E O Vento," Gota D'Agua" e "Morro Dois Irmãos") de Francisco Buarque de Hollanda, popularmente conhecido como Chico Buarque, um proeminente compositor dos anos 60 e 70. A maioria das músicas , entretanto, vem do moderno violonista Guinga, cujas composições revelam um intenso fundamento no choro e baião, bem como no samba e jazz.


Adolfo contribui, também, com três composições não lançadas anteriormente. A sessão foi gravada no Rio de Janeiro, utilizando músicos que representam a fina flor dos jazzistas do Brasil. A filha de Antonio Adolfo, a cantora Carol Saboya, aparece em "A Ostra E O Vento (The Oyster and the Wind) e em "Você, Você" (You, You), enquanto o guitarrista Leo Amuedo tem papel de destaque , partilhando a liderança com o pianista. O baterista Rafael Barata providencia o ritmo, incluindo um solo primoroso em "Chicote", com as vozes do baixo e da percussão circundando a seção rítmica.


A breve, mas bela "Chorosa Blues" apresenta um toque clássico de vinheta com um belo solo de Antonio Adolfo, e é seguida por uma canção encantadora, um arranjo do pianista para "Gota D'Agua" (Drop of Water) de Chico Buarque, oferecendo ao baixista Jorge Helder um momento de maior atenção. "Di Menor" é uma das peças mais animadas com o percussionista Marco Suzano vindo para a frente, e o disco encerra com a delicada "Morro Dois Irmãos" (Rio's Two Brothers Hill) de Chico Buarque.


Adolfo captura a essência do choro e baião em sua intimidade, em suave textura de “ Chora Baião. Uma lição agradável do talento brasileiro.


Faixas: Da O Pé, Loro; No Na Garganta; Chora, Baião; Você, Você; A Ostra E O Vento; Chicote; Chorosa Blues; Gota D'Agua; Di Menor; Catavento E Girassol; Morro Dois Irmãos.


Músicos: Antonio Adolfo: piano; Leo Amuedo: guitarra; Jorge Helder: baixo; Rafael Barata: bateria; Marcos Suzano: percussão; Carol Saboya: vocal (4, 5).


Fonte : AllAboutJazz / Edward Blanco







2 comentários:

Jazzfunk disse...

Putzz, esse disco é bem foda!

Jazzfunk disse...

Os outros do Antonio Adolfo tb não ficam atrás!!