Os “Três” são o baixista e compositor Friesen, o saxofonista tenor John Gross e o pianista Greg Goebel. O “Círculo” representa suas arejadas interações musicais intricadas, claro, mas é óbvio que há também um sentido maior . Esta é uma música de uma jornada espiritual que contempla uma espécie de mistérios impenetráveis que são frequentemente representados por imagens circulares nos sistemas de crenças filosóficos e religioso, porém a música é também otimista, robusta e completamente despretensiosa, carregada com a vibração da esperança e do senso de que os músicos estão envolvidos em uma missão jubilosa de acompanhamento musical e então solucionam os desafios.
Alguns daqueles desafios estão nas melodias. “Song for Tristan” por instante, é tensa e revigorante, sugerindo uma angularidade estilo bop, mas evitando clichês. Friesen ajusta seu estlo através do labirinto sem maiores esforços; Gross, em contraste, acaricia, delineia e percorre os contornos com uma naturalidade de ciclista. Goebel é agressivo : Sua percussiva interação com as mãos ocasionalmente para dentro do inesperado, o silêncio abrupto. Ele então pula de volta para a dança.
Não há atletismo no toque de cada um para salientar a exuberância, infligindo danos à seriedade que permeia o trabalho. Friesen frequentemente parece estar em uma exploração de possibilidades de espaço, timbres e acordes, bem como ele se insere e sai das construções melódicas e rítmicas sobre o curso dos seus solos. O virtuosismo tonal de Gross é especialmente impressivo neste contexto disperso. Transitando de meditativos sussurros através de afirmações em extensões médias para ocasionais sons agudos, sua entonação é consistentemente rica e nutritiva, providenciando o cenário ideal para vôos improvisacionais. Goebel, entretanto, aparece em uma quase inocente diversão, ajustando seus maiores desafios com destreza, nunca se exibindo , porém manifestando suas ideias com a proximidade e segurança de um magistral artífice. É a música virtuosa a serviço da verdade, e não vice-versa.
Faixas
1. When Will You Return 9:16
2. Song for Tristan 6:00
3. Araya 7:39
4. This and That 6:32
5. The Light Inside Freswick Castle 12:27
6. Serenade 6:50
7. One Last Time 10:39
Fonte : JazzTimes / David Whiteis
Nenhum comentário:
Postar um comentário