Como a maioria dos fãs de jazz recordarão, o pianista brasileiro, produtor e arranjador Eumir Deodato, apresentado apenas pelo seu sobrenome, criou uma completa agitação no início dos anos 70, quando seus LPs “Prelude” e “Deodato 2” ajudou a definir a vibração excitante e aguçada da CTI Records. Uma faixa particular em “Prelude”, o original relançamento da composição de Strauss, “Also Sprach Zarathustra” veio a ser um sucesso, ganhou um Grammy e agora é uma duradoura nota de rodapé cultural . Deodato não tem lançado novas músicas há muito tempo e “The Crossing” parece ser uma tentativa de ganhar alguma relevância no século XXI. O resultado é variado.
Iniciar o CD com duas canções apresentando Al Jarreau é compreensível. Mas “Double Face” é uma ruidosa tentativa de transmissão radiofônica, que seria um bom lance se a canção fosse boa. É bastante modesta e o jogo de palavras (“Double feature/double creature/that’ll teach ya”) é muito brega. Melhor é “I Want You More”, um suave e vagoroso passeio onde os histrionismos de Jarreau são temperados pelos iscas sedutoras de Dora Nicolosi (Novecento).
As melhores canções do disco relembram o Deodato de antigamente: os passeios no piano elétrico, as cordas suaves e as extensas jams— todas perfeitas para fundo musical em um apartamento de solteiro. Estas inflexões clássicas fazem o disco valer a pena , diz o percussionista Airto Moreira juntando-se ao grupo em “Border Line” e a John Tropea, apresentando o estilo das linhas de guitarra elétrica dos anos 70 em “Night Passage” e no standard “Summertime.”
Faixas
01 – Double Face feat. Al Jarreau (5:45)
02 – I Want You More feat. Novecento & Al Jarreau (4:04)
03 – The Crossing feat. Londonbeat & Paco Sery (6:55)
04 – Night Passage feat. John Tropea (5:21)
05 – No Getting Over You feat. Londonbeat (4:59)
06 – Summertime feat. John Tropea (6:35)
07 – Rule My World feat. Novecento & Billy Cobham (4:05)
08 – Border Line feat. Airto Moreira (5:40)
09 – Double Face feat. Al Jarreau (Radio Mix) (3:55)
Assistam ao vídeo para um conhecer um pouco deste novo trabalho de Eumir Deodato
http://www.youtube.com/watch?v=g3m_SAnNCmM
Fonte : JazzTimes / Brian Soergel
Nenhum comentário:
Postar um comentário