Como compositor de todas as músicas em “Interface”, o saxofonista alto Jim Snidero vê o álbum como uma transição em direção oposta ao bebop e hard bop, conforme ele narra ao escritor das notas do disco Ted Panken. Há ideias extamente “dentro” e outras “fora ” que vão além do estilo straight-ahead, ele diz. Deste modo, nós ouvimos elementos do jazz-rock, modalidade oriental, zumbidos norte-africanos, samba brasileiro e lamentações comoventes vindo se agregar à originalidade estrutural. Paul Bollenback toca violão em metade das faixas (guitarra nas outras) e concede,às vezes, uma qualidade popular. O baixista Paul Gill e o baterista McClenty Hunter completam o grupo com grande percepção e espírito de grupo.
Snidero denomina esta música de “jazz caloroso” como distinção do que ele percebe como frieza em algum jazz de hoje em dia. Seu toque aviva sua descrição, e o elementos do “além” destas composições fluem naturalmente e não são dissonantes. Bollenback adapta-se impecavelmente como acompanhante e solista. Por exemplo, apresentando na guitarra um toque roqueiro e efeitos na blueseira “Fall Out” e lírico e suave em “Silhouette” e “One by One”. “Viper” com som agudo, com o sax alto chorando em torvelinho e um improviso percussivo em acorde único, influencia completamente a banda e constroi um clima excitante. “After the Pain” , uma balada com diferene espécie de lamento, também produz farta unidade emocional.
Snidero, oriundo da University of North Texas, iniciou sua carreira em excursões com Brother Jack McDuff e, posteriormente, realizou trabalhos que chamaram a atenção em Nova York, tem demonstrado que seu crescimento está consolidado neste 25 anos de sua carreira. A transição representada por “Interface” é uma direção recompensadora.
Faixas: Interface; Silhouette; Fall Out; One By One; Apertivo; Viper; After The Pain; Expectations.
Músicos: Jim Snidero: saxofone alto; Paul Bollenback: guitarra,violão; Paul Gill: baixo; McClenty Hunter: bateria.
Gravadora: Savant Records
Fonte : JazzTimes / Owen Cordle
Nenhum comentário:
Postar um comentário