Até a formação da The Resonance Ensemble em 2007, as composições de Ken Vandermark para grandes grupos tinham estado limitadas ao seu eletro-acústico “ Territory Band and Peter Brötzmann” para banda de free jazz ,Chicago Tentet. Com seus dez componentes, ele realiza um pesado trabalho com o Vandermark 5. Like V5, sendo capaz de integrar sua paixão para colaboração e orquestração para uma voz individual de um músico.
Formado na Cracóvia para uma série de jazz em Alchemia, The Resonance Ensemble de Vandermark é composta de uma variedade de músicos internacionais. Como as gravações anteriores —“Resonance (Not Two, 2008)” e dois discos da maciça caixa com 10 Cd´s ( Resonance (Not Two, 2009)” ,” Kafka in Flight” é um trabalho ao vivo , gravado em Gdańsk, no Philharmonic Hall. O som é claro e encrespado, com as composições e orquestração de Vandermark a serviço do som. Ele nunca está só para tumultuar ou agrupar os músicos para a proposta da força e do alarido. As três faixas são longas e dignificam o tema, são quebradas em pequenos módulos, que ele pode empilhar e rearranjar conforme a música está sendo apresentada. Entretanto algo como "April In Paris" na versão de Count Basie não deveria ser esperado de Vandermark. Lá também não está a confusão (que é fantástica ao vivo, mas às vezes não é bem transposta para as gravações) que pode ser encontrada no tenteto de Brötzmann. A banda é tranquilamente eficiente começando com uma banda metálica de New Orleans em "Rope" com uma batida funk e pesada cobertura, só para parar em dueto quase silencioso entre o trombonista Steve Swell e o tubista Per-Åke Holmlander.
Vandermark colore a música, pincelando a sonoridade que cresce e diminui e emparelha as notas aqui e ali, porém permitindo a diversos músicos solarem livremente em seções improvisadas através da separação de partes e temas. O trabalho artístico aqui é sua habilidade de manter todos estes pedaços e fatias de som juntos em uma mensagem consistente.
Faixas: The Pier (for Yutaka Takanashi); Rope (for Don Ellis); Coal Marker (for Chris Marker).
Músicos: Magnus Broo: trompete; Michael Zerang: bateria; Ken Vandermark: saxofone tenor, Clarinete Bb ; Mikolaj Trzaska: saxofone alto , clarinete baixo; Mark Tokar: baixo; Dave Rempis: saxofone alto, saxofone tenor; Steve Swell: trombone; Per-Åke Holmlander: tuba; Tim Daisy: bateria; Waclaw Zimpel: Bb clarinet, clarinete baixo, tarogato.
Gravadora: Not Two Records
Fonte: All About Jazz /Mark Corroto
Nenhum comentário:
Postar um comentário