playlist Music

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

TIERNEY SUTTON – AMERICAN ROAD (2011)






Embora a obra de Tierney Sutton seja , essencialmente, uma pesquisa da música norte-americana em toda sua glória, as sombras do vermelho, branco e azul que surgem inesperadamente em “American Road “ estão mais fulgurantes que outras que apareceram em seus trabalhos anteriores. Sutton e seus companheiros musicais, que estão com ela há aproximadamente duas décadas, não dão as costas àquilo pelos quais são conhecidos por aqui, mas exploram mais profundo ao explorar hinos, spirituals, canções folclóricas e música patriótica de maneira inimitável.


Enquanto o programa inclui alguns números que devem ser considerados singulares ou antiquados executados de forma comum, Sutton e companhia evitam a potencial armadilha de enfeitar essas canções com novos e surpreendentes arranjos. A conhecida "Wayfaring Stranger" é construída sobre um refinado balanço que enfatiza o espectro sônico mais suave. Positivamente endiabrado "It Ain't Necessarily So" soa como poderia ocorrer em um álbum de Fiona Apple , e alternando compassos 4/4 e 17/16 prova ser um pouco esquisito em "My Man's Gone Now".


O longo relacionamento de Sutton com seus companheiros de banda criam um nível de confiança, intimidade e conforto que assim, frequentemente, está em falta no mundo da música , e estas qualidades manifestam-se mais uma vez. Sutton e o pianista Christian Jacob levam "Tenderly" a locais raramente visitados. A cantora faz uma conexão espiritual com o baixo em "Amazing Grace" como se todas as partes envolvidas estivessem postas na música antes de cada ação.


O outro ingrediente chave nesta mistura é a maneira como a gravação foi produzida . Enquanto muitas gravações de jazz são feitas “para soar como um trabalho em um clube”, este não é o caso aqui. Sutton e sua banda têm um entendimento aguçado sobe o valor que aprodução pode acrescentar no impacto emocional e no calor que circunda uma peça de música. Se Daniel Lanois já produziu gravações de jazz , elas devem soar como isto .


Esta banda tem ponto de vistas alternativos nas possibilidades inerentes do corpo dessas canções, colocando sua própria marca na núsica com interpretações que respeitam a fonte do material sem tratá-lo como sacrossanto. Com “ American Road”, The Tierney Sutton Band tem feito pela esfera cultural norte-americana o que Cassandra Wilson fez pela música pop nos seus clássicos álbuns do anos 90.


Faixas: Wayfaring Stranger; Oh Shenandoah/The Water Is Wide; On Broadway; Amazing Grace; It Ain't Necessarily So; Summertime; My Man's Gone Now; Tenderly; The Eagle And Me; Somewhere; Something's Coming/Cool; America The Beautiful.


Músicos: Tierney Sutton: vocal; Christian Jacob: piano; Kevin Axt: baixos elétrico e acústico; Trey Henry: baixos elétrico e acústico; Ray Brinker: bateria, percussão.


Gravadora : BFM


Estilo: Vocal


Fonte : All About Jazz /Dan Bilawsky




Nenhum comentário: