Trinta e cinco anos maravilhosos, Freddy Cole é rivalizado apenas pelo seu companheiro octagenário Tony Bennett na categoria do apogeu. Os dias de Cole transcorreram buscando a distinção do seu irmão Nat. O que permanece é distintivamente e unicamente Freddy: voz granulada e de pouco alcance, mas incomparável (do mesmo modo que Bennett) na arte da espontaneidade e elegância suave. Sem gestos exagerados, sem floreios vistosos, e nunca um movimento artificial ou um sentimento desalinhado, partilhando a habilidade de Billie Holiday para o domínio da sutileza.
Como Holiday, Cole é excepcionalmente bom em explorar profundamente um material menos familiar, porém não menos precioso, verdadeiras joias. Bill Withers, um antigo favorito de Cole, está representado por três vezes com a suave “You Just Can’t Smile It Away” , a solarmente filosófica “Lovely Day” e a docemente tocante “Can We Pretend?” . Todas são estilisticamente rebuscadas pelos convidados especiais Harry Allen e Terell Stafford, ao lado dos estimados companheiros de banda de Cole ; o guitarrista Randy Napoleon, o baixista Elias Bailey e o baterista Curtis Boyd, junto ao pianista John Di Martino. Cole também mergulha no repertório de dois heróis, ecoando a suavidade de Joe Williams em “I Was Telling Her About You” e relembrando Arthur Prysock na divertidamente relaxada “Talk to Me” e uma melancólica “Come Home.”
Ele encerra com um aceno familial, mas não para Nat. O filho de Freddy, Lionel, compôs a simples, mas charmosa “After All These Years” e a a exploração de um confortável romance fala igualmente à magnífica durabilidade de Freddie Cole.
Faixas
1 Mam'Selle 4:37
2 Lovely Day 5:27
3 You Just Can't Smile It Away 3:50
4 I Was Telling Her About You 4:51
5 Can We Pretend? 4:11
6 Talk To Me 4:12
7 Speak To Me Of You 5:04
8 My Imagination 4:00
9 My First Impression Of You 3:43
10 Come Home 4:12
11 After All These Years 4:09
Fonte : JazzTimes / Christopher Loudon
Nenhum comentário:
Postar um comentário