playlist Music

domingo, 4 de dezembro de 2011

HOUSTON PERSON – SO NICE (2011)






O bolo de carne da mamãe é maravilhosamente conhecido. Você sempre sabe o que vai encontrar e, após décadas , você mantém a confiança. Por que ?. Porque há algo intimamente tranquilizador sobre sua qualidade, que é a mesma da última vez. Uma mudança de receita seria simplesmente impensável. É uma boa comida. E, a propósito, deliciosa.


Os álbuns de Houston Person são como o bolo de carne da mamãe. Nunca há qualquer surpresa. O nome na capa anuncia um qualificado saxofonista tenor com o objetivo de tocar uma combinação de standards e baladas com excentricidade feita de pai para filho. A estabilidade de Person no selo HighNote , agora em sua terceira década, é uma das mais consistentes do jazz. Sua apresentação emotiva, atuação impecável como acompanhante, tudo maravilhosamente gravado por Rudy Van Gelder, é tão consistente como o bolo de carne da mamãe, e assim será.


Person não está correndo qualquer risco criativo em “So Nice”. O álbum inicia com um velho truque na agitada cançoneta "Blues Everywhere." A faixa tem solos como um canto de pássaro , que seguem em costumeira progressão para que todos possam brilhar. É mais um anúncio de quem no trabalho pode dar vazão a maior criatividade, mas a qualidade do trabalho promete coisas boas para o resto da gravação.


O momento máximo de Person chega perto do fim do disco com "Easy Living". Sua apresentação da melodia é tão rica e completa , que se ele encerrasse a música após três compassos já valeria a excelência da audição. Ele se mantêm solando o mínimo, preferindo deixar a melodia trabalhar para ele. É uma sábia escolha de um experiente baladeiro, e está perfeito.


Outra delícia é "Stephen Sondheim Medley". Tocado em dueto com o pianista John Di Martino, a apresentação de Person é viva e apaixonada, que parece fundir as caixas acústicas.


A HighNote tem mantido sempre , de forma consistente, um alto padrão nas gravações de Person e “So Nice” não é exceção. O som é colossal com o piano preenchendo completamente o espaço que um instrumento percussivo requer. O grande instrumento de Person está sempre à frente com o peso apropriado, escala e aquele suntuoso colorido tonal. Cada instrumento está resoluto, claro e corretamente escalado. O mundo seria um lugar melhor se cada álbum de jazz fosse gravado assim.


Não, Houston Person não está percorrendo qualquer terreno novo com “So Nice”. Ele não precisa. Ele faz o que faz , e muito bem. Você nunca mandará sua mãe aperfeiçoar o seu bolo de carne, e Person alcançou o mesmo respeito com a sua música. Este homem é um tesouro. Mantenha-se tocando irmão, mantenha-se tocando.


Faixas: Blues Everywhere; All Too Soon; I Wished On The Moon; Kiss And Run; So Nice; I've Grown Accustomed To Her Face; Close To You; Star Eyes; Minor Inconvenience; Easy Living; Everything I Love; Stephen Sondheim Medley.


Músicos: Houston Person: saxofone tenor ; Warren Vaché: cornet e Flugelhorn (1-3, 8); Mark Patterson: trombone (1, 5, 6, 8, 9); John Di Martino: piano; Howard Alden: guitarra (1, 2, 9-11); Ray Drummond: baixo; Lewis Nash: bateria.


Gravadora: HighNote Records


Estilo: Straightahead/Mainstream


Fonte : All About Jazz /Greg Simmons

Nenhum comentário: