Sam Yahel desviou sua fidelidade completamente para o Hammond B3 há vinte anos atrás,mas não desistiu de tocar piano. Desde a década passada Yahel tem, também, liderado um trio de piano com o baixista Matt Penman e o baterista Jochen Rueckert. Este atraente e sofisticado álbum novo ,” From Sun to Sun”, merece impulsioná-los para a linha de frente dos trabalhos atuais de trios.
Há um toque da atmosfera do órgão aqui e lá (mais visível na faixa título), porém o piano domina a gravação , com traços das aparentes influências de Yahel espreitando em vários pontos. Um pouco da precisão graciosa de Ahmad Jamal aqui (“2 Pilgrims”), o estilo harmônico de Herbie Hancock lá (“One False Move”), em outra parte o estilo malancólico de Keith Jarett (“Git It”), e evocações ocasionais de mais de um deles (“Saba”, “Toy Balloon”, “By Hook or by Crook”). Há os famosos standards apresentados por Nat King Cole dos três exibidos (“A Beautiful Friendship” , que Cole cantou com o acompanhamento de George Shearing e “Taking a Chance on Love” de Vernon Duke) e a terceira de Cole Porter (“So in Love”) gravada por Chick Corea com o seu Akoustic Trio poucos anos atrás. No que há de mais moderno, o toque de Yahel traz para a mente Corea e Bill Evans mais dos que os outros citados acima. “Prelude”, entretanto, causará aos ouvintes recordações de Bach.
Porém Yahel não é um mero imitador. Ele está tocando, improvisando e compondo tudo de forma tranquilamente brilhante. Seus compatriotas têm oportunidades para brilhar também .Penman em “Taking a Chance on Love” ou Rueckert em “One False Move” ou os dois quando se juntam na propulsão de “So in Love”. Mas eles mantêm o foco em servir ao trio e à música. E que música. Como os pianistas predecessors de Yahel, combina um desafio altamente desfrutável e charmoso.
Faixas
1. 2 Pilgrims 5:20
2. After The Storm 1:56
3. Saba 6:41 $0.99
4. A Beautiful Friendship 6:01
5. One False Move 5:58
6. From Sun To Sun 6:19
7. Blink And Move On 2:14
8. Toy Balloon 7:18
9. By Hook Or By Crook 6:07
10. Git It 6:15
11. So In Love 5:09
12. Prelude 2:31
13. Taking A Chance On Love 6:52
Fonte : JazzTimes / Bill Beuttler
Nenhum comentário:
Postar um comentário